Instagram

8/08/13

Teologia:xistência do inferno comprovada?



Geólogos encontram vozes , gritos,gemidos e comandos,embaixo da terra.

No livro do Gênesis, em seu 6º capítulo, há uma passagem a qual mostra os filhos de Deus se unindo às filhas dos homens.
As mulheres conceberam gigantes famintos e descomunais (alguns com mais de 3000 metros de altura) comiam tudo o que encontravam e começaram a devorar uns aos outros. O mundo mergulhou numa anarquia total. Deus interveio, enviando seu anjo Miguel que aprisionou os anjos turbulentos nos vales da terra, onde estão à espera do juízo final.



Ética: Organização; Como organizar os armários da cozinha.

ÉTICA:Como arrumar o armário da cozinha

Um dos maiores segredos para manter a casa em ordem é contar com a ajuda dos produtos organizadores, como: caixas, divisores de gavetas, pastas, entre outros. Agora, para duplicar ou triplicar os espaços dentro dos armários, a grande sacada são as gavetas e suportes de metal que se encaixam nas prateleiras. Confesso, ainda não tinha experimentado em minha casa, mas dias atrás, recebi os produtos da loja Tudo Organizado (muito obrigada!) e tive a oportunidade de conhecer, testar e claro, compartilhar com vocês. Dá uma olhada como eles são eficientes:

Para ganhar mais espaços dentro do armário da cozinha, eu improvisava um item que veio junto com o micro. Como não sabia ao certo sua utilidade, coloquei dentro do armário para dar um “up” nos espaços. Até que deu certo, mas ainda faltava um destino melhor para as várias canecas dentro de uma gaveta.

Para ganhar espaços extras, tirei o item “improvisado” e encaixei duas gavetas (gavetex) na prateleira + um suporte para as xícaras. Veja como ficou a organização:
Nesta gaveta coloquei quatro pires, mas dá para colocar seis unidades ou mais. Repare na imagem como elas são encaixadas nas prateleiras.

Esta gaveta quebrou um galhão, pois consegui colocar todas as canecas que estavam roubando espaços na gaveta. Como este suporte é grande, dá para guardar até seis canecas, ou se preferir, vários pratos. O resultado foi incrível, ficou muito mais prático e organizado.
Suporte de xícaras

Sempre tive vontade de instalar um suporte para xícaras no armário, mas tinha peninha de furar o móvel. O legal deste modelo é que ele não precisa de furos, pois é encaixado na prateleira. Nos ganchinhos pendurei quatro xícaras pequenas + duas canecas e ainda sobraram ganchinhos. No meu armário, o encaixe ficou um pouco para fora da prateleira, pois ela é muito estreita.

Despensa

Na minha despensa guardo os mantimentos dentro de cestas, e já estava no limite, ou seja, acabava colocando um item em cima do outro (nada legal). Resolvi então experimentar a gaveta em uma das prateleiras e ver se solucionava o problema. Resultado: um novo lar para os enlatados e afins, adorei!

Se você não tem muito espaço dentro do seu armário, a gaveta ou o suporte para xícaras é uma excelente solução, eu recomendo! A gaveta, não precisa ficar necessariamente no armário da cozinha, você pode colocá-las até mesmo na prateleira do closet e guardar vários acessórios. Mas atenção: antes de comprá-las é importantíssimo tirar todas as medidas das prateleiras para não dar erros (largura, altura e profundidade).

Para comprá-las entre no site do Tudo Organizado e aproveite também para conhecer outros produtos super eficientes para organizar a casa.




www.tudoorganizado.com.br.



8/06/13

COMO ESTUDAR:Será que estudar também se aprende?


O que temos observado por aí:...
      Muita gente considera que estudar seja um comportamento natural, algo como andar __ no início é necessário um pouco de amparo e depois é só deixar que se desenvolva sozinho. Pois é... não é nada disso.
    Primeiro vamos comentar a que leva esta crença de que estudar é algo natural e um comportamento que deve ser orientado, ensinado passo a passo, até que se instale, isto é, até que venha a ser espontâneo e natural.
    Também vamos ver o que ocorre: com essa ideia de que estudar é " coisa óbvia"todo mundo sabe", tanto estudantes como professores coexistem na escola, o professor acha que é lógico que o aluno saiba estudar-ele pensa, com ele mesmo, que é a coisa mais natural do mundo os hábitos ou as atitudes necessárias ao estudo.
   Por outro lado, o aluno também não comenta que,já de início, ele não sabe muito bem como fazer para que aquilo que o professor disse entre de vez, e triunfalmente, em sua cabeça! O que ocorre então?
   
O professor dá as aulas, o aluno toma nota. E daí?

               Nem o estudante percebe que na escola lhe ensinam tudo, menos o que fazer com tudo aquilo, ou seja, como estudar,aprender a matéria; nem o professor percebe, muitas vezes, que este aspecto, importantíssimo,ficou de lado. E assim as coisas caminham.                                                                 
            No curso primário ainda é mais fácil: existem os deveres de casa, o aluno sabe que tem algumas tarefas para fazer, então faz, e pronto; mas, á medida que começa o curso secundário, o "cursinho" para o vestibular ou o curso superior, a situação se complica__e, é lógico, do lado do estudante.
Retomando, ele vai á aula, toma nota,como pode,do que o professor fala__ alguns tem até a boa vontade de tentar um curso de taquigrafia para anotar melhor o que o professor diz; outros,e uma boa parte,"contemplam''a aula, ou seja, olham o professor dar a sua aula. A grande maioria faz um misto destas duas formas: tenta anotar, perde palavras-chaves,pergunta para o companheiro do lado(que normalmente vai se zangar por ser interrompido), ouve um pouco para ver se consegue entender,pula algumas linhas desiste de anotar a aula.                                                                                                                                Resumindo tudo: é uma maratona! O estudante faz o que pode para vencer, ou seja, estar de posse do que foi dito em aula e que será cobrado na prova, obviamente. Depois da aula, se não é época de provas, o estudante chega em casa com a sensação de não ter nada ''da escola'' para fazer.                                         Quando chegam as provas...ele senta em algum lugar da casa: na escrivaninha do seu quarto(na melhor das hipóteses), ou na sua cama, e comunica a todos da casa que está estudando.                                                  Mas o que ele está realmente fazendo? Lendo o material? De que forma é essa leitura? Às vezes passando o caderno a limpo...e,com algumas horas de suplício, tentando entender o que anotou. Ou está olhando o livro?                                                                                                                                                             È lógico que nem sempre é assim; mas, de forma geral, este é o comportamento típico que constatamos.

            

8/05/13

História da música: Análise literária e filosófica da música Alma( Zélia Duncan)

ALMA ( Zélia Duncan)

Pertencente ao MOVIMENTO CONTEMPORÂNEO,é de cunho social e filósofico contra as ''máscaras",os personagens montados no grande teatro da vida, refere-se aquelas pessoas que querem vender uma imagem que não é real, uma postura que não pertence a si mesmas,o movimento foi alcunhado vulgarmente pela palavra ''yourself''(você mesmo) tatuada nos corpos dos jovens revolucionários dos nos noventa,a música é um convite para as pessoas mostrarem como são realmente,com seus defeitos e qualidades,sem máscaras,sendo autenticos, límpidos,o titulo da musica se refere aos sentidos porque o corpo carnal não tem sentimentos estes segundo a dualidade filosófica dos socráticos situam-se na alma humana." Como um reflexo na água" subtende-se a mitologia de narciso, um homem que tinha um ego tão grande e que se achava tão lindo que um dia viu seu reflexo na água e morreu afogado.A música diz que uma alma se reflete na outra ou seja se voce semear carinho receberá carinho em troca."Do seu medo sem motivo" é o medo que muitas pessoas tem de mostrarem as outras como elas são de verdade e não serem aceitas como são."Seu Suor o sal que sai do sol" a dificuldade que todo ser humano tem em realizar tarefas simples,seja cuidar da casa, do bebe( todas as pessoas realizam estes trabalhos) mas muitos têm vergonha de confessar que os realizam, sentem vergonha de sua profissão ou de sua origem simples,querem passar sempre uma imagem elegante,perfeita e rica de si mesmas( narcisimo) em um mundo imperfeito.
" simples,devagar,simples" é mais fácil ser você mesmo é mais simples do que ter que sustentar um personagem o tempo todo. Trata-se de uma música filosófica cujo núcleo é a alma humana.

                    

8/04/13

ETIQUETA: Marketing pessoal

As coisas boas – sejam carros, alimentos, lugares ou serviços – merecem ser percebidas como boas. E você também merece. Se suas boas qualidades são legítimas, fruto de justiça e merecimento, por que não caprichar na embalagem? É da sua interação com o mundo e de como você pode se fazer perceber que trata o marketing pessoal. É válido dedicar atenção à roupa, mas vale mais o cuidado com o bilhete de agradecimento, as marcas registradas de certos cuidados, o hábito de retornar telefonemas, a austeridade de fazer a reunião no seu estilo pessoal comprometido.
Marketing pessoal
Marketing pessoal é a construção de sua marca, suas âncoras com as pessoas da sua vida e do seu trabalho. E também o que vem à mente quando se pensa em seu nome, em sua figura, em você; um conjunto de sentimentos e ideias que você evoca, o que você passa a representar para o outro – não por esforço, mas por constância.

10 fatores que compõem o bom marketing pessoal:

  1. Liderança. Antes mesmo de ter um cargo, um funcionário pode influenciar seuscolegas, muito mais do que é influenciado por eles. Ele se torna um formador de opinião, e empresas percebem isso rapidamente.
  2. Solidariedade. Alguns funcionários param o que estiverem fazendo quando são consultados por seus colegas, sobre assuntos de trabalho ou mesmo que nada tenham a ver com o trabalho. Outros baixam a cabeça e só fazem o que têm que fazer.
  3. Visão. É alguém entender o que esta fazendo e porque está fazendo. E sugerir pequenas mudanças que podem melhorar o próprio trabalho e o trabalho dos colegas.
  4. espírito de equipe. É oferecer ajuda aos colegas, sem ser solicitado. E se preocupar com que o trabalho dos outros também saia bem feito.
  5. Maturidade. É saber solucionar conflitos sem provocar mais conflitos. É saber apaziguar discussões entre colegas, e propor soluções que os outros consideram apropriadas.
  6. integridade. É fazer o seu trabalho sem prejudicar a ninguém. É não ser excessivamente ambicioso, nem querer atropelar quem aparece pela frente.
  7. Visibilidade. É se oferecer para fazer uma apresentação. É ser o primeiro a erguer a mão quando se precisa de um voluntário para uma tarefa. É se apresentar para compor um grupo de trabalho ou para ajudar a implantar um programa novo.
  8. Empatia. É saber elogiar o trabalho de um colega e reconhecer os méritos dos outros. Quem elogia é elogiado. Quem só critica sempre acaba sendo criticado.
  9. Otimismo. É conseguir enxergar o lado positivo de qualquer situação, principalmente daquelas que parecem ruins. É ser bem-humorado e aceitar eventuais críticas. Pessoas assim ajudam a criar um ambiente de trabalho saudável.
  10. Paciência. É saber a hora certa de pedir uma oportunidade, ao invés de ficar reclamando que a empresa não dá oportunidades.
Quem tem no mínimo 7 desses 10 fatores, dificilmente deixa de decolar na carreira. Marketing pessoal não é criar uma imagem vazia. É, além de apresentar bons resultados, saber se sobressair sem ser chato e conseguir simpatias sem serpuxa-saco.

Comunique a verdade

É importante focar naquilo que comunicamos, especialmente se esse foco decorre do seu compromisso com sua vida. Marketing pessoal apenas na base da imagem projetada é fake, falso, refratário. Não se sustenta e traz imediata desconfiança, como a agência de viagens que vende lindos passeios a preços muito baixos. É importante comunicar com capricho, beleza e efetiva clareza os benefícios mais importantes de um pacote turístico, e de porque esta agência, e não qualquer outra, faz a diferença. E o marketing que funciona se baseia num fator elementar: ele vende a verdade.
Então eu digo, e você merece saber: nada é mais charmoso do que ser autêntico.Nada é tão “bom marqueteiro” do que ser você mesmo e apresentar seus atributos verdadeiros, tendo o cuidado de polir sua marca. Esta é a mais confiável de todas as forças: ser autêntico, ser parecido consigo mesmo, e não diferente dos outros. De botas e guarda-chuvas, de batom e cartão de visitas, descalço ou de avião.
  

FRANCÊS: Virtuel

Virtuel

 © Letícia Thompson



Tu fais naître des poèmes de moi
Comme les enfants d'une femme.
Je suis ta terre fertile
Et tu es ma semence.
Aie, mon Dieu!
C'est quoi cet amour fou
Qui me laisse si perdue?

Pour toi je serai une princesse,
Une fée ou une femme,
Je serai une étoile et la lune,
Je serai tout ce que tu voudras.
Je serai un rêve, une vérité,
Je serai une reine virtuelle.

Aie!... et cet amour qui me touche
Qui me donne des explosions de joie
Et des tonnes d'anxiété.
C'est toi qui arrive,
Je ne te vois pas,
Je ne t'entends pas,
Mas te sens..


Je ressens l'amour,
J'écris des poèmes
Et tu me rends belle!


Je ressens l'amour,
J'ai de la peine...
Je t'en prie... fais-moi réelle!

8/03/13

ESPANHOL: Alma de um sonhador



Alma de un soñador
Tengo un alma secular
que trajo los sueños de todos los tiempos
desde Babilonia a los castillos medievales
de los palacios de los reinos hasta hoy día
Un alma que trajo el romanticismo dentro de sí
que todavía hace poesías, que compone músicas
que aún hace serenatas,
que canta bajo la ventana de su amor

Tengo un alma que crée en el amor
como fuerza mayor
Tengo un alma enamorada por la vida

Tengo un alma que vive en el día de hoy
pero que dentro de ella guardó durante todos estos siglos
todos sus sueños, todos sus devanéos, todas sus fantasías
por eso nunca voy a dejar de ser un soñador

Joe'A

INGLÊS,Read the poem : SEARCH






SEARCH

The way is not the way is the fight

With the unknown with the luck with destiny

And what is that when you feel in your blood

the furious wishes of a better world?

You call a god to combat the reason of existence

You feel the incompetence the conflict the unreasonable

You feel the guidelines of how to stop in the side

Dreaming with other ways. Watching your eyes impassive

doing nothing

And I perceived the weather

The rain over my bones, the storm, the rays

The intentions, the naked bodies crossing one side to another

Without homes, without hopes, and alones…and women

wandering in a men’s planet. Cells all over the ways

intelligent or foolish cells that kill us. I still walking

and looking for at least a single cell, or a tiny-segment-matter

showing me love!

8/02/13

HISTÓRIA DA MÚSICA: Pagu ( Rita Lee e Zélia Duncan)

" Porque nem toda feiticeira é corcunda,
nem toda brasileira é bunda, 
meu peito não é de silicone, 
sou mais macho que muito homem"

Musica feita em homenagem a Patrícia Galvão- psedônimo PAGU,foi uma escritora, poeta, diretora de teatro, tradutora, desenhista e jornalista brasileira e ativista cultural,esposa de Oswald de Andrade e musa do Movimento MODERNISTA, presa 23 vezes,pode-se afirmar que ela foi uma mulher do século passado porém muito atual era sem limites,fazia coisas que para os padrões da época era julgado como "avançado demais"
Na música fica evidenciado esse jeito feminista e irreverente de Pagu que não ligava para oque os outros falassem sobre ela e é evidenciada aqui como símbolo da feminilidade. lançada no ano 2000.
     

História da música: TUDO VIRA BOSTA ( Rita Lee)

Movimento de contra-cultura, aquele contra o FÚtil,músicas vazias,da sociedade vigente,das doutrinas religiosas,da moral,do sensualismo,dinheiro,exibicionismo,longuagem velada e polidez,por isso alguns rtistas como Ceelo Green ( FucK you) imprimem palavras consideradas de baixo calão pela crítica, musica lançada em 2004 muito antes do movimento de 2012 mostra que Rita não tinha intensão de fazer parte do movimento isso só prova que ela é mesmo uma mulher á frente de seu tempo.
'' O segredo da vida qual e ?A gente nasce A gente cresce A gente estuda, trabalha, arranja um emprego Ganha grana Vai ao supermercado Tosta toda a grana na comida Chega em casa faz comida Come tudo E tudo vira bosta! "( Rita Lee)
“Estava ouvindo essa música e pensando na filosofia de merda da vida...
Hoje estive no Inca (Instituto Nacional do Câncer) visitando uma amiga que no dia 09 de janeiro estava em uma roda de samba comigo, bebendo, rindo, sambando... hoje ela está desenganada pelos médicos...
Eu lhe pergunto, porque será que a gente se preocupa tanto com as coisas fúteis da vida, se no próximo instante tudo pode não mais existir?
A gente se preocupa em trabalhar, trabalhar, fazer herança, deixar dinheiro guardado, ter um nome, ter status, ter fama, ser o bonzão e daqui a pouco tudo se mistura e vira bosta!
Deveríamos querer dinheiro para gastarmos no instante presente de nossa vida, o instante futuro dane-se...
A gente deveria pegar o dinheiro das férias e fazer aquilo que a gente gosta de fazer, viajar para onde queremos ir e não enfiar a merda do dinheiro em uma aplicação, onde só poderemos retirar com juros e correção depois de 05 anos!
A gente deveria virar as madrugadas com os amigos, rindo, zoando, sem pensar que amanhã é segunda...O agora é o que importa!
Dane-se se vc anda a pé, de fusca, de Stilo, o importante é vc andar, voar, correr, ir para onde você quer ir...
Essa merda toda que a gente valoriza, marcas, tipos, estilos...Tudo, tudo vira bosta!
O que fica é o momento vivido, a felicidade sentida e que dinheiro nenhum poderá pagar!
Faça de tudo para que o seu momento seja o melhor... O amanhã meu amor...Ah o amanhã...
No amanhã tudo vira bosta!”
( Rita lee)

História da musica: Rádio Blá ( Lobão)

Essa musica fala simplesmente de uma Paixao Louca de uma pessoa pela outra mais a outra pessoa simplesmente só Procura ele quando quer prazer, acontece que ele ama demais essa mulher e nao consegue controlar mais, quando ele Liga o Radio sempre vem informações sobre ela "essa música fez uma pessoa pegar raiva de mim mais adoro essa Musica mesmo assim''( lobão)
Ele fez esta música quando teve um relacionamento com a modelo Monique Evans.
Mas ela não estava nem ai, ou seja fica quando quer e o usa, no entanto mesmo sabendo disso ele a desejou mais que tudo.
È um crítica contra o sexo livre, que por busca do prazer sem compromisso esquece dos sentimentos e do amor verdadeiro, é uma critica para aletar que amor existe e que na ansia de liberdade podemos perder quem nos ama verdadeiramente, a musica fala de trocar o amor verdadeiro por aventuras.

História da música:As sete vampiras


O ritmo twist foi uma dança inspirada pelas músicas do rock and roll dos anos de 1960. Logo no começo da década, se tornou a primeira dança considerada como “mania mundial”, aproveitando toda sua grande popularidade, principalmente entre o público jovem, ao mesmo tempo que era alvo de pesadas críticas da sociedade tradicional, que acreditava que aquela dança era demasiadamente sensual e sexualmente provocante.
A musica foi inspirada no filme As sete vampiras ( 1986),com a participação de leo jaime,insspirado no terror comico e romantico de triller( michael jackson) o filme saiu bem a brasileira, o cinema estava em seu auge e a inspiração veio dos anos 60,confira outros sucessos como conquistador barato( leo jaime) e flagra( rita Lee)
Em relação ao discurso cômico, podemos dizer que tal efeito existencial põe em
cena a necessidade do homem de se adaptar a vida, exigindo dele certa “elasticidade de
espírito” (BERGSON, 1983, p. 8) para se adaptar a condição em muitos aspectos
anormal de sua existência, o que faz com estabeleça, dentro de suas regras de formação,
diálogos com outros discursos, como o da morte, da pequenez diante do universo e do
sofrimento, pois segundo Foucault (2004), o enunciado entra em jogo com outros
enunciados, criando um jogo discursivo. Daí a engenhosidade humana de rir-se diante
do grotesco e do anormal.

História da Música: Price Tag


A cantora faz parte de um MOVIMENTO que começou em 2012, esse movimento é contra o FÙTIL, a " cultura" do DINHEIRO e das APARÊNCIAS ,se rebela contra a sensualidade exacerbada e a falta de cultura das idéias vazias predominando em mentes fugazes na atualidade.
Esse movimento foi inspirado pela musica where is the love ( 2004) de the black eyed peas, chegou ao auge com Price tag em primeiro lugar nas paradas de sucesso, que trouxe questionamentos como '' PORQUE todo mundo tem uma etiqueta de preço" Estou cansada de músicas vazias com "vadias" rebolando ( jessie j ) Outros artistas que preenchem esse movimento são: The Black Eyed Peas, Adel, Lady Gaga, Sean Kingston, Eninem, Ceelo green entre outros.
O movimento chegou ao Brasil com a bênção do produtor Arnaldo Sacomani( Astros) e tem representantes fortes como Rita Lee, María Gadú, PittY, charlie brown jr.
Nx zero e Paralamas do sucesso.
" Parece que todo mundo tem um preço, Eu me pergunto como eles dormem à noite,Quando as vendas vêm em primeiro lugar e a verdade vem em segundo lugar, Apenas pare por um minuto e sorria, Por que todos estão tão sérios, Agindo misteriosamente, Você usa óculos escuros e sapatos tão altos que não consegue se divertir."


História da Música: Voyage, voyage



Nos anos oitenta surgiu um novo movimento em reação a overdose de feminilidade em que a mulher era obrigada pela sociedade vigente a demostrar, A Androgenia.Esse movimento teve muitos adeptos que fizeram parte dos anos setenta como Queen e Modern talking.
Mas o movimento chegou a seu auge com a cantora francesa Desireless com voyage voyage, que teve a musica mais tocada no mundo.
A música fala sobre viagem mas com um significado filosofico de quem diz " não importa a aparência apenas viage em seus pensamentos." A música é mais uma sugestão a juventude para que descubra o mundo e não se prenda ás convenções.
Viaje Viaje, Acima dos velhos vulcões, Deslizando tuas asas sob o tapete voador,
Viaje, viaje,Eternamente. Das nuvens até os pântanos, Do vento da Espanha à chuva do Equador, Viaje, viaje, Voe até as alturas. Acima das capitais, das idéias fatais,
Das idéias fatais, Olhe o oceano...


Historia da música: Girls just want to have fun



Anos oitenta, Depressão do século, ditadura militar , sociedade cafeeira época dos generais, divórcio era tabu, filhos de mães solteiras considerados bastardos, quem era homossexual não se assumia, a mulher era preparada pra cuidar do lar e ser boa mãe, não podia usar muita maquiagem e mostrar as curvas do corpo,calça comprida era so para homens e vaqueiras, esmalte vermelho era coisa de prostituta aos quinze anos a moça era apresentada a sociedade para que pudesse usar joias e sapatos de salto alto. O movimento fundado por madonna ganha força na voz de CYNDI Lauper.a bandeira era:" Chega de tanta moral a juventude só quer se divertir" O proposito da música era brincar com as palavras e dançar muito,a simplicidade reinou nas letras sem muita filosofia.Afinal Just want  to have fun. GAROTAS SÓ QUEREM SE DIVERTIR.

7/16/13

LITERATURA: As maiores declarações de amor da literatura universal


O Nascimento de Vénus, de Sandro Botticelli
Carta a D.
André Gorz
(De André Gorz para Dorine Keir)
Você está para fazer oitenta e dois anos. Encolheu seis centímetros, não pesa mais do que quarenta e cinco quilos e continua bela, graciosa e desejável. Já faz cinquenta e oito anos que vivemos juntos, e eu amo você mais do que nunca. De novo, carrego no fundo do meu peito um vazio devorador que somente o calor do seu corpo contra o meu é capaz de preencher. Eu só preciso lhe dizer de novo essas coisas simples antes de abordar questões que, não faz muito tempo, têm me atormentado. Por que você está tão pouco presente no que escrevi, se a nossa união é o que existe de mais importante na minha vida?
Primo Basílio
Eça de Queiroz
(De Basílio para Luísa)
Que outros desejem a fortuna, a glória, as honras, eu desejo-te a ti! Só a ti, minha pomba, porque tu és o único laço que me prende à vida, e se amanhã perdesse o teu amor, juro-te que punha um termo, com uma boa bala, a esta existência inútil. E Luísa tinha suspirado, tinha beijado o papel devotamente! Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades, e o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saía delas, como um corpo ressequido que se estira num banho tépido; sentia um acréscimo de estima por si mesma, e parecia-lhe que entrava enfim numa existência superiormente interessante.
Dom Quixote
Miguel de Cervantes
(De Dom Quixote para Dulcinéia)
Ó Dulcinéia del Toboso, dia da minha noite, glória da minha pena, norte dos meus caminhos, estrela da minha ventura (assim o céu te depare favorável em tudo que lhe pedires!), considera, te peço, o lugar e o estado a que a tua ausência me conduziu, e correspondas propícia ao que deves à minha fé! Ó solitárias árvores, que de hoje em diante ficareis acompanhando a minha solidão, dai mostras com o movimento das vossas ramarias de que vos não anoja a minha presença! Ó tu, escudeiro meu, agradável companheiro em meus sucessos prósperos e adversos, toma bem na memória o que vou fazer à tua vista, para que pontualmente o repitas à causadora única de tudo isto!
Romeu e Julieta
William Shakespeare
(De Julieta para Romeu)
Meu inimigo é apenas o teu nome. Continuarias sendo o que és, se acaso Montecchio tu não fosses. Que é Montecchio? Não será mão, nem pé, nem braço ou rosto, nem parte alguma que pertença ao corpo. Sê outro nome. Que há num simples nome? O que chamamos rosa, sob uma outra designação teria igual perfume. Assim Romeu, se não tivesse o nome de Romeu, conservara a tão preciosa perfeição que dele é sem esse título. Romeu, risca teu nome, e, em troca dele, que não é parte alguma de ti mesmo, fica comigo inteira.
Lolita
Vladimir Nabokov
(Humbert sobre Dolores Haze)
Lolita, luz de minha vida, labareda em minha carne. Minha alma, minha lama. Lo-li-ta: a ponta da língua descendo em três saltos pelo céu da boca para tropeçar de leve, no terceiro, contra os dentes. Lo. Li. Ta.  Pela manhã ela era Lô, não mais que Lô, com seu metro e quarenta e sete de altura e calçando uma única meia soquete. Era Lola ao vestir os jeans desbotados. Era Dolly na escola. Era Dolores sobre a linha pontilhada. Mas em meus braços sempre foi Lolita. Será que teve uma precursora? Sim, de fato teve. Na verdade, talvez jamais teria existido uma Lolita se, em certo verão, eu não houvesse amado uma menina primordial.
Os Sofrimentos do Jovem Werther 
Johann Wolfgang von Goethe
(Werther sobre Carlota)
Hoje não pude ir ver Carlota, uma visita inesperada me segurou em casa. Que havia a fazer? Mandei o meu criado ao encontro dela, só para ter junto de mim alguém que tivesse estado em sua presença. Com que impaciência o esperei, com que alegria tornei a vê-lo! Não tivesse vergonha e teria me atirado ao seu pescoço e coberto seu rosto de beijos. Falam que a pedra de Bolonha, quando exposta ao sol, absorve seus raios e reluz por algum tempo durante a noite. Dava-se o mesmo comigo e aquele rapaz. A lembrança de que os olhos de Carlota haviam pousado em seu rosto, em suas faces, nos botões de sua casaca e na gola de seu sobretudo, tornava-o tão querido, tão sagrado para mim!
A Trégua
Mario Benedetti
(Martín Santomé sobre Avella­neda)
Ah, os velhos tempos em que Avellaneda era só um sobrenome, o sobrenome da nova auxiliar (faz apenas cinco meses que anotei: A mocinha não parece ter muita vontade de trabalhar, mas pelo menos compreende o que a gente explica), a etiqueta para identificar aquela pessoinha de testa ampla e boca grande que me olhava com enorme respeito. Ali estava ela agora, diante de mim, envolta em sua manta. Não me lembro de como era ela quando me parecia insignificante, inibida, nada além de simpática. Só me lembro de como é agora: uma deliciosa mulherzinha que me atrai, que me alegra absurdamente o coração, que me conquista.

Como estudar: Introdução; Uma sugestão aos pais e professores.


                         
Além de ser um manual para estudantes que desejam adquirir método de aprendizagem e técnica de trabalho mais eficiente e que procuram meios para vencer dificuldades de aprendizagem típicas do dia-a-dia escolar, esta série de artigos pretende ser de caráter didático e de consulta para professores realmente comprometidos com o seu papel, que envolve o plano da informação e formação dos seus alunos.
  Refiro-me aqueles professores que vêem o ensino como algo mais do que ministrar aulas, mais ou menos bem preparadas.
  Estes artigos pretendem  ser, para esses professores preocupados com o desempenho escolar de seus alunos, um guia prático onde encontrarão, de forma sistematizada, instruções específicas sobre como planejar o tempo de estudo, como tomar notas em classe, como redigir um relatório.
  Espero estar oferecendo a estes professores um material didático apropriado ao ensino de métodos de estudo e técnicas de trabalho mais eficientes, visto que as técnicas aqui sugeridas, o programa de estudo aqui proposto, estão baseados em anos de pesquisa educacional, pesquisas rigorosas e honestas,cujos resultados foram significantes e comprovados.
   Ao mesmo tempo, espero que este material ofereça um subsídio para os pais que desejam ajudar, de maneira proveitosa, os filhos que apresentam dificuldades de aprendizagem.
  A maioria dessas dificuldades, que se refletem em fracassos escolares frequentes, estão ligadas a um não equacionamento do tempo disponível, a uma dificuldade de organização das atividades escolares.Assim sendo, a atenção dos pais aos hábitos de estudo de seus filhos e a possibilidade de melhorá-los através de sugestões aqui apresentadas podem ter efeitos surpreendentes quanto ao rendimento acadêmico, melhorando sensivelmente o desempenho escolar.
  Talvez aquele filho que tenha ''dificuldades na escola'' ou que ''dá preocupação quanto aos estudos'', esteja carente de uma orientação, de uma conversa construtiva, pois, na maior parte dos casos, ele é somente alvo de críticas por causa do seu desempenho escolar insatisfatório.
  Finalizando, ainda lembraríamos que uma atitude compreensiva e respeitosa em relação ao aluno ou filho com dificuldade nos estudos é sempre esperada de quem verdadeiramente assumiu o papel de educar.
   Neste sentido, contamos com pais e professores como veículos ou mediadores deste material, que pretende oferecer uma saída construtiva para o problema de muitos estudantes. A sua leitura pode despertar a atenção para os requisitos e as condições do trabalho intelectual individual, pois ele contém sugestões que podem ser usadas por pais e professores para ajudar o estudante a melhorar seus métodos de trabalho.Relembro que o conhecimento e a aplicação de métodos de aprendizagem e técnicas de trabalho constituem uma condição prévia para o sucesso na escola e nos estudos.

Arte Rupestre- aula 5: Pinturas encontradas em Lascaux


Caverna de Lascaux, França. Suas pinturas foram achadas em 1942, têm 17.000 anos. A cor preta, por exemplo, contém carvão moído e dióxido de manganês. Nas grutas de Lascaux, há os melhores exemplares da arte pré-histórica do planeta.















Carla Ferreira da Silva, Mariana Castello Costa de Medeiros e Vinícius Boff Flores.

As pinturas repustres de Lascaux entre as mais antigas obras de arte conhecidas. Foram descobertas em 1940 perto do vilarejo de Montignac, na França central, quando quatros meninos se depararam com uma gruta. Dentro dela, encontravam uma série de salões com quase 1.500 pinturas de animais, cuja idade varia entre quinze e dezessete mil anos.

  1. Existem várias teorias referentes à função das pinturas. Um traço natural da gruta pode ter sugerido a forma de um animal a um observador pré-histórico, que depois o realçou para transmitir sua visão a outras pessoas. Como muitas das pinturas estão localizadas em partes inacessíveis da gruta, podem ter sido usadas para práticas mágicas Possivelmente, as pessoas pre-históricas acreditavam que o ato de desenhar animais, especialmente com alto grau de precisão, colocaria os bichos sob seu controle ou aumentaria o número deles em épocas de escassez.
    Os animais são esboçados ou retratados em silhueta. Muitas vezes são reproduzidos no que se denomina perspectiva torcida, ou seja, com a cabeça de perfil e os chifres de frente. Muitas das imagens incluem pontos, padrões lineares e outros desenhos que podem encerrar um significado simbólico.
    O compartimento mais magnífico da gruta, conhecido como Grande Salão dos Touros, contém uma narrativa pintada. Da esquerda para a direita, as pinturas retratam a caça e a captura de um rebanho de bisões.
    Assim que as pinturas foram examinadas e identificadas como paleolíticas, a caverna foi aberta ao público, em 1948. Em 1955, porém, tornou-se cada vez mais evidente que a exposição a 1.200 visitantes por dia estava danificando as pinturas. Apesar das medidas protetoras tomadas, o sítio foi fechado em 1963. Para atender à demanda pública, uma réplica da gruta em tamanho natural foi concluída em 1983, a apenas duzentos metros da original e esta sim está aberta à visitação.

7/11/13

Como estudar: Apresentação :uma palavra ao estudante


                                                             
      Para a maioria dos estudantes, a pergunta''como vão os estudos'', vinda de pais, irmãos,professores, ou seja lá quem for__incomoda. Estudo é sempre um assunto que perturba um pouco... e o estudante nem quer pensar a respeito. Por isso esta pergunta tem mesmo o poder de esfriar o bate-papo, de chatear muito. Vamos ver o porque. Se nos detivermos para examinar esta atitude de não querer tocar no assunto''estudos'', geralmente nos deparamos com uma insatisfação do próprio estudante em relação a seu desempenho acadêmico.
         Alguns estudantes até acham que não adianta fazer mais nada, não conseguem estudar, ter um bom desempenho escolar, e por aí afora, com uma lista de queixas e justificativas: '' Também, com aquele professor...'' ou ''Bom, do jeito que aquela aula é dada...'' Ás vezes é num outro estilo: ''Física não entra, não adianta!'',''Acho que realmente não nasci para isso..."
 geralmente com uma queixa para cada matéria, este estudante vai se justificando e deixando de lado o assunto''estudos'', e na escola ''se vira como pode'' para se safar de exames e provas. Mas não são todos que reagem dessa forma.
         Alguns estudantes, aqueles que realmente enfrentam esta pergunta, não só pela cobrança dos adultos, mas também como uma questão que merece reflexão, preocupam-se com seus hábitos de estudo,percebem, ás vezes, que estudam de maneira inadequada, que passam tardes''estudando'' e não conseguem um bom desempenho numa prova, por exemplo. Para um trabalho escolar, por mais que se dediquem, não conseguem fazê-lo a ponto de não ser julgado pelo professor como insatisfatório, confuso.
     Tudo isso incomoda. Talvez seja por este fato que o estudante não gosta que ninguém pergunte sobre estudo, pois ele lembra de todas essas coisas que não deixam de significar um certo fracasso. Lembra que gostaria de ser mais eficiente, ter um bom desempenho escolar, e não o consegue__ou, pelo menos, não está conseguindo no momento.
    Se for este o seu caso, se realmente o preocupa a questão de seus estudos, saiba que estes artigos COMO ESTUDAR foram escritos na tentativa de ajudá-lo.
Você, provavelmente, está se perguntando como. É o que passaremos a comentar; sumariamente, estes artigos pretendem ajudá-lo nos seguintes pontos:
* Verificar o que está ocorrendo em relação a seus estudos, quais seus hábitos de estudos atuais. Respondendo a perguntas-chaves em relação á forma como você poderá ter uma ideia mais clara de suas falhas em relação ao estudo.
* Oferecer algumas informações e técnicas específicas destinadas a melhorar sua maneira de estudar.
   Falamos em técnicas de estudo. É preciso frisar que não há nenhuma mágica nelas. Aqui, assim como em qualquer outra situação, não há um caminho fácil para o êxito. Aliás, se você experimentá-las seriamente, irá notando que a aprendizagem vai se tornando mais fácil. Você poderá até sentir prazer nos estudos e será, ainda, recompensado por melhores resultados práticos. no entanto, não foi só para estudantes com dificuldades que estes artigos serão escritos.
       Você pode achar que opiniões sobre como estudar só servem para aqueles estudantes que não atingem a média de notas da classe, ou que realmente estão enfrentando graves dificuldades nos estudos. Na verdade, mesmo estudantes que já obtêm resultados satisfatórios podem se aprimorar com o uso delas, adotando procedimentos que tendem a racionalizar, ou seja, a tornar eficientes os hábitos de estudo.
      Meu objetivo é trazer até você os resultados de várias pesquisas sobre aprendizagem e ensino, de uma forma passível de aplicação prática. Dizendo de uma outra forma, colhemos da teoria e da prática uma série de técnicas racionais, uma série de procedimentos comprovadamente válidos e adequados para promover e melhorar o estudo individual e o trabalho pessoal.
    Além de técnicas e métodos de aprendizagem básicos, de caráter geral, você encontrará AUXÍLIOS CONCRETOS para situações de aprendizagem e de trabalho específicas, como, por exemplo: organizar um seminário, desenvolver um tema para uma redação, ou seja, auxílio para atividades que fazem parte do seu dia-a-dia escolar.
     Resumindo, o que pretendo é que você enfrente a pergunta sobre seus estudos, reveja sua situação atual e possa, então, a partir das falhas observadas, ter acesso a formas mais eficientes de estudo, melhorando seus hábitos escolares.

6/06/13

Español:Cuatro dimensiones de competencia lectora

OBJETIVOS

Entender sobre el uso de la lectura como una herramienta para la

enseñanza.


LECTURA RECOMENDADA


Cuatro dimensiones de competencia lectora



Las cuatro dimensiones de la competencia lectora son la

precisión, la fluidez, el auto

monitoreo


y la comprensión. En la práctica, estas destrezas están interrelacionadas y

no son fáciles de aislar y evaluar.

Por precisión se entiende la habilidad para reconocer las palabras correctamente. Si los

niños ven las letras

g-a-t-o impresas sobre una página y saben que la palabra es gato y

no

gota, o perro, ellos están reconociendo la palabra con precisión. Si el niño lee un

texto con 100 palabras y reconoce 90 de ellas, está leyendo con un 90% de precisión.

Algunas veces los niños identifican palabras de manera incorrecta en una primera

mirada, como lo hace la mayoría de los lectores, pero si se dan cuenta del error y lo

corrigen rápidamente, significa que reconocen las palabras con precisión.

La

precisión se refleja en dos importantes conceptos: conocimiento del código y

comprensión del significado. Por ejemplo, si el niño se encuentra en un texto con la

palabra

ruin, puede pronunciarla correctamente sin saber lo que significa, pero si se le

pide que la use en una oración, él podría decir:

El príncipe vivía en un ruin lejano,

mostrando con eso su desconocimiento del significado. En la siguiente página, él puede

dudar ante la palabra

dálmata – y sólo verla como un conjunto de letras, pero al

pronunciarla, puede asociarla a un significado familiar.

La

fluidez es la habilidad para leer en voz alta de corrido, con entonaciones y pausas

apropiadas, que constituyen indicadores de que el lector comprende el significado,

aunque haga algunas pausas ocasionales para resolver palabras o estructuras

oracionales poco familiares. Los niños sólo son capaces de leer con fluidez los textos

que poseen una legibilidad apropiada para su nivel lector. Cuando los estudiantes están

leyendo a un nivel inicial, la fluidez de su lectura proporciona una importante ventana a

la extensión de su comprensión. La lectura oral fluida también es una destreza social

que los estudiantes pueden usar a lo largo de su vida.

La lectura fluida requiere conocimiento de la sintaxis y de la puntuación, ya que son

claves que informan a los lectores sobre cómo debe ser leído el texto en voz alta y

cómo debe ser expresado el significado. Los lectores fluidos necesitan poseer

información, por ejemplo, saber que las mayúsculas y los puntos indican comienzo y

término de las oraciones; otros signos señalan al lector cuándo hacer pausas y qué

palabras deben enfatizar.

Estos rasgos estructurales dan claves a los lectores para subir o bajar la voz y así

trasmitir significados y sentidos. En los cuentos, existen marcas para señalar diálogos,


las cuales indican a los estudiantes que pueden emplear diferentes voces según los

distintos personajes; las comas dan claves acerca de cuáles palabras y cláusulas van

juntas. A través de la entonación y las pausas, los lectores fluidos utilizan su

conocimiento de las comas para vincular los modificadores al sustantivo o al verbo

correcto.

La mayoría de los buenos lectores aprende en forma implícita este conocimiento

específico del rol de la puntuación y de la sintaxis; sólo algunos necesitan de una

enseñanza directa, la que debiera estar siempre ligada al uso en un contexto.

Tanto la precisión como la fluidez están relacionadas directamente con las

estrategias

de auto monitoreo y auto corrección


. Los lectores iniciales usan lo que saben acerca del

código, para controlar su comprensión del significado de las palabras. Y también usan

claves contextuales, como ilustraciones, y sus propios conocimientos previos para

chequear su aplicación del código. En otras palabras, usan el auto monitoreo para

relacionar el código sonido-letra impresa, con el significado.

La metacognición y las estrategias de reconocimiento de palabras son centrales para la

comprensión lectora. Los lectores diestros continuamente se preguntan a sí mismos:

¿Comprendí lo que estoy leyendo? ¿Estoy captando la palabra correcta?. Cuando la

respuesta es negativa, ellos releen la oración o el párrafo o bien leen más adelante para

aclarar el significado. Los buenos lectores insisten en obtener el significado correcto de

las palabras y no continúan leyendo hasta no estar seguros de haber comprendido. Así,

desarrollan estrategias tales como formularse preguntas, sintetizar lo que han leído y

predecir lo que viene a continuación.

Mientras los lectores diestros usan naturalmente esas estrategias de monitoreo, los

lectores novicios o los que presentan dificultades para leer, generalmente necesitan

enseñanza explícita para poder manejarlas.

La

comprensión o habilidad para entender el lenguaje escrito, constituye la meta última

de la lectura; incluye entender la esencia del significado a través de relacionarlo con

otras ideas, hacer inferencias, establecer comparaciones y formularse preguntas

relacionadas con él.

La habilidad de los estudiantes para comprender los textos varía de acuerdo a los

siguientes tres factores:


La complejidad de las palabras y de las oraciones, incluyendo la ortografía,

vocabulario y sintaxis; palabras mono o polisílabas; palabras de alta frecuencia o no

familiares; oraciones cortas, simples o complejas con cláusulas.


La simplicidad o complejidad de la información en el texto afecta la comprensión. La

densidad conceptual o el número de ideas incluidas en pocas palabras, y la

accesibilidad a las referencias conceptuales también afectan la comprensión.


Los conocimientos previos de los estudiantes acerca del tema o tópico y la experiencia

que los estudiantes aportan a la lectura.

Para ilustrar mejor este último componente, leamos el siguiente texto:




Proyecto de Investigación
Estudios de procesos radiativos y no radiativos en compuestos de coordinación de las

series de transición y de los lantánidos.

Estudio en dinámica de cristales puros y dopados. Interpretación teórica de espectros

de luminiscencia, análisis de coordenadas y simulación de campos de interacción

vibracional de N-cuerpos, curvas de dispersión de fonones, desarrollo de modelos de

cálculo simetrizados y no simetrizados, corrección vibrónica de segundo y tercer orden

y vibración de densidades de carga en sistemas vibrantes.

Probablemente, un buen decodificador será capaz de leer este proyecto en voz alta, sin

cometer errores; sin embargo, no podrá emitir un juicio crítico sobre él, discutirlo o

valorar su propiedad o pertinencia, a no ser que sea un físico altamente especializado.

Prof. Mabel Condemarín

El Poder de Leer - Programa de Mejoramiento de la Calidad de las Escuelas Básicas de

Sectores Pobres

Disponible en:


http://www.mineduc.cl/usuarios/basica/doc/200510031317130.El_Poder_de_Leer

.pdf