Instagram

7/16/13

Como estudar: Introdução; Uma sugestão aos pais e professores.


                         
Além de ser um manual para estudantes que desejam adquirir método de aprendizagem e técnica de trabalho mais eficiente e que procuram meios para vencer dificuldades de aprendizagem típicas do dia-a-dia escolar, esta série de artigos pretende ser de caráter didático e de consulta para professores realmente comprometidos com o seu papel, que envolve o plano da informação e formação dos seus alunos.
  Refiro-me aqueles professores que vêem o ensino como algo mais do que ministrar aulas, mais ou menos bem preparadas.
  Estes artigos pretendem  ser, para esses professores preocupados com o desempenho escolar de seus alunos, um guia prático onde encontrarão, de forma sistematizada, instruções específicas sobre como planejar o tempo de estudo, como tomar notas em classe, como redigir um relatório.
  Espero estar oferecendo a estes professores um material didático apropriado ao ensino de métodos de estudo e técnicas de trabalho mais eficientes, visto que as técnicas aqui sugeridas, o programa de estudo aqui proposto, estão baseados em anos de pesquisa educacional, pesquisas rigorosas e honestas,cujos resultados foram significantes e comprovados.
   Ao mesmo tempo, espero que este material ofereça um subsídio para os pais que desejam ajudar, de maneira proveitosa, os filhos que apresentam dificuldades de aprendizagem.
  A maioria dessas dificuldades, que se refletem em fracassos escolares frequentes, estão ligadas a um não equacionamento do tempo disponível, a uma dificuldade de organização das atividades escolares.Assim sendo, a atenção dos pais aos hábitos de estudo de seus filhos e a possibilidade de melhorá-los através de sugestões aqui apresentadas podem ter efeitos surpreendentes quanto ao rendimento acadêmico, melhorando sensivelmente o desempenho escolar.
  Talvez aquele filho que tenha ''dificuldades na escola'' ou que ''dá preocupação quanto aos estudos'', esteja carente de uma orientação, de uma conversa construtiva, pois, na maior parte dos casos, ele é somente alvo de críticas por causa do seu desempenho escolar insatisfatório.
  Finalizando, ainda lembraríamos que uma atitude compreensiva e respeitosa em relação ao aluno ou filho com dificuldade nos estudos é sempre esperada de quem verdadeiramente assumiu o papel de educar.
   Neste sentido, contamos com pais e professores como veículos ou mediadores deste material, que pretende oferecer uma saída construtiva para o problema de muitos estudantes. A sua leitura pode despertar a atenção para os requisitos e as condições do trabalho intelectual individual, pois ele contém sugestões que podem ser usadas por pais e professores para ajudar o estudante a melhorar seus métodos de trabalho.Relembro que o conhecimento e a aplicação de métodos de aprendizagem e técnicas de trabalho constituem uma condição prévia para o sucesso na escola e nos estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário