Instagram

1/24/14

Logosofia:10 mitos e verdades sobre superdotados


Quando pensamos em um superdotado pensamos em um menino, de classe média alta, magrelo e míope. Imaginamos uma grande habilidade intelectual, excelentes notas e um futuro brilhante. Certo? Mas será que é por aí? Conversamos hoje com o Neurologista Leandro Teles (formado e especializado pela USP) para identificar o que é MITO e o que é VERDADE em relação às pessoas com elevada habilidade cognitiva. Leia e surpreenda-se.
1-     A Superdotação é um fenômeno raro.
MITO. Ocorre em cerca de 5 % da população! Uma a cada vinte pessoas é superdotada. Muitas dessas escondidas por aí, sem que ninguém saiba de sua habilidade especial. Consideramos superdotado (ou portados de alta capacidade) aquele que apresenta uma ou múltiplas habilidades intelectuais inequivocamente acima da média (não podendo explicar essa superioridade apenas por estudo ou treinamento).
 2-     Existem Superdotados de ambos os sexos e todas as classes sociais
VERDADE. A superdotação é um fenômeno democrático. Ocorre em todas as culturas, épocas, etnias, sexos e classes sociais. No entanto, em família com maior poder aquisitivo a percepção da habilidade, assim com a utilização dela é superior, dando a falsa impressão que ela ocorre mais entre as classes sociais A e B. Aliás, o estereótipo do magrelo de óculos também é errôneo. Existem superdotados gordinhos, fortes, cabeludos, altos, baixos, como ou sem miopia, etc…
 3-     As pessoas superdotadas têm elevado Q.I.
MITO. Os testes de Q.I. são limitados na captura dos superdotados. Isso, pois avaliam apenas alguns aspectos da cognição e habilidades mentais humanas. Alguns superdotados têm fantástica habilidade artística, esportiva, social, criativa, não abordada nesse tipo de testagem. Pessoas com alta pontuação em testes como esse têm uma boa chance de ser um superdotado intelectual, no entanto o rendimento normal no teste não afasta com segurança essa possibilidade. O teste mostra muitos falso-negativos (pessoas brilhantes em determinados aspectos que tiram notas dentro da média). Por isso identificamos um superdotado pelo seu histórico, sua habilidade, pela opinião de familiares e professores, etc…
 4-      “Superdotado” e “gênio” são coisas diferentes.
VERDADE. Superdotado é quem tem uma capacidade específica ou múltipla superior, já o gênio é aquele que conseguiu dar uma contribuição grandiosa para a humanidade. São coisas bem diferentes. Um tem um grande potencial, outro tem uma grande realização. Muitos superdotados não são gênios, pois não tiveram oportunidade ou engajamento suficiente, por exemplo. Da mesma forma, existem gênios superdotados e não superdotados, pois muitas realizações grandiosas são frutos de perseverança, doação ou mesmo sorte.
 5-     Superdotados são sempre bons alunos.
MITO. Alguns são excelentes alunos, outros medianos, outros alunos ruins. Isso se explica pois, muitas vezes, falta estímulo específico, o aluno sente-se desmotivado e pode até considerar a escola comum entediante. Alguns superdotados têm dificuldade de seguir regras, podem se sentir diferentes do grupo e manifestar certa vulnerabilidade social. Tudo depende do caso, de que tipo de habilidade está em destaque. As matérias e o método de pontuação (nota) muitas vezes não contemplam o diferencial intelectual daquele aluno especificamente. O aluno com alta capacidade precisa frequentemente de apoio pedagógico diferenciado para atingir todo desenvolvimento de seu potencial peculiar. Por isso é fundamental a identificação desse aluno e do suporte escolar personalizado.
 6-     A grande maioria deles tem um futuro brilhante.
MITO. O que chamamos de “futuro brilhante” é fruto de várias variáveis, não só de uma capacidade mental acima da média. De modo geral, a vantagem intelectual tende a levar as pessoas para boas universidades, bons empregos, grandes realizações, etc. Mas não ocorre sempre assim… Muitos talentos são pouco reconhecidos e muitas pessoas, infelizmente, não tem oportunidades, não são bem aconselhadas ou mesmo não tem sorte de estar no lugar certo na hora certa. Quantas pessoas você conhece com uma capacidade subaproveitada por estar no emprego errado? E se o Messi nascesse em uma aldeia indígena tradicional e nunca tivesse visto uma bola de futebol? Sucesso depende de uma junção complexa de ocorrências aonde a inteligência e talento são apenas parte do processo.
 7-     Superdotados podem ser muito ruins em determinadas atividades intelectuais.
VERDADE. A superdotação exige algum aspecto acima da média, não precisam ser todos. Em alguns casos a pessoa pode ser brilhante em alguma coisa e péssima em outras. Tem autista, por exemplo, com franca dificuldade social que apresentam imensa habilidade de memória, ou numérica, ou para desenho, chamamos de síndrome de Asperger (autismo de alto funcionamento). Os desvios do desenvolvimento ocorrem para mais (superdotação) e podem ocorrer para menos (deficiência), sendo que o processo pode coexistir na mesma pessoa. O que os superdotados têm de forma mais ou menos semelhante é muita curiosidade, certa dose de independência intelectual e precocidade (desenvolvem habilidades antes de outras crianças).
 8-     O cérebro deles é maior.
MITO. O tamanho do cérebro não tem, de modo geral, relação direta com o grau de inteligência. Oque ocorrem são redes funcionalmente superiores, modalidades mais e melhor integradas, comunicação mais eficiente e arborizada entre neurônios, gerando maior velocidade de informação, melhor estratégia, melhor percepção de variáveis, melhor capacidade de percepção antecipada de resultados, etc… A inteligência é resultado final dessas e de outras inúmeras capacidades do cérebro humano.
 9-     Podemos identificar um superdotado antes da fase escolar.
VERDADE. Crianças intelectualmente superdotadas mostram muito interesse e curiosidade. Desenvolvem soluções criativas e surpreendentes. São focadas (quando gostam de determinada tarefa), tem memória boa, são geralmente precoces em alguma modalidade do desenvolvimento, tem vocabulário geralmente diferenciado, etc… Agora, temos que tomar cuidado no julgamento e na condução do desenvolvimento. Muitas crianças ditas “precoces” acabam se nivelando à população média com o passar dos anos. O mesmo pode ocorrer com os ditos “atrasados”, que podem ultrapassar a população média. Outro risco, é em estimular demais crianças com predisposição a superdotação e transformá-las em pequenos adultos, ou gerar deficiências pelo super-treinamento de determinada modalidade em destaque. Com crianças temos que ter, acima de tudo, bom senso no diagnóstico e na forma de condução.
 10 – A superdotação é, em grande parte, genética.
VERDADE. A inteligência é fruto do nosso código genético e de fatore ambientais, como a nutrição, ocorrência de exposições nocivas na fase de desenvolvimento, etc… A inteligência apresenta 80 % de semelhança entre gêmeos idênticos e cerca de 40-50% entre gêmeos não idênticos. Isso significa dizer que há um grande componente do código genético, mas também há 20 % de questões ambientais envolvidas. Quando digo que é genético não estou falando que necessariamente é herdado dos pais! O código genético da criança é um misto do código do pai e da mãe e podem ocorrem algumas mutações durante o processo de passagem. Por isso, temos pais superdotados com filhos dentro da média e também filhos superdotados de pais com cognição mediana.

Artes: Musical ;Tá lembrado? O filme do grupo Village People, “Can’t Stop the Music”

Can’t Stop the Music” foi mais um daqueles filmes que vieram na esteira do sucesso da disco music e do mega-clássico “Os Embalos de Sábado à Noite”. O filme tinha tudo para dar certo – afinal de contas, era estrelado pelo divertido grupo Village People, que por si só já bastava uma ida ao cinema. Mas vários detalhes impediram o filme de ser um sucesso: além de ser péssimamente dirigido e ter uma história bem boba, ele foi lançado em 1980, uma época em que ninguém aguentava mais ouvir tanta disco music e até o Village People já estava com a bola bem baixa.
O fracasso de “Can’t Stop the Music” foi ainda um motivo maior de alarde da imprensa uma vez que ele foi produzido por ninguém menos que Allan Carr, o criador do histórico “Grease – Nos Tempos da Brilhantina”, que havia se tornado um sucesso mundial poucos anos antes. Depois de “Can’t Stop The Music”, Carr produziu “Grease Parte 2″, que embora também tenha sido bastante criticado e ficado bem abaixo da versão original, pelo menos fez um pouquinho de bilheteria a mais que a bomba do Village People.
Uma das estrelas principais de “Can’t Stop The Music” é o ator Steve Guttenberg, que viria a se tornar mundialmente famoso tempos depois com o filme “Três Solteirões e Um Bebê”. Steve interpreta um DJ de uma discoteca que sonha em fazer alcançar a fama como compositor. Um dia, ele decide montar um grupo com seis rapazes de um bairro nova-iorquino. A partir daí, o filme vira meio que uma biografia falsa do Village People, contando a trajetória deles de NY até a fama em São Francisco. “Can’t Stop The Music” foi lançado em DVD em 2002 e hoje vale a pena dar uma conferida só pra dar risada mesmo. E elas serão muitas!!
Macho Man
Body... wanna feel my body?
Body... such a thrill my body
Body... wanna touch my body?
Body... it's too much my body
Check it out my body, body
Don't you doubt my body, body
talkin' bout my body, body
check it out my body

Every man wants to be a macho macho man
to have the kind of body, always in demand
Jogging in the mornings, go man go
works out in the health spa, muscles glow
You can best believe that, he's a macho man
ready to get down with, anyone he can

Hey! Hey! Hey, hey, hey!
Macho, macho man (macho man)
I've got to be, a macho man
Macho, macho man
I've got to be a macho! Ow

Body, its so hot, my body
Body, love to pop my body
Body, love to please my body
Body, don't you tease my body
Body, you'll adore my body
Body, come explore my body
Body, made by God, my body
Body, it's so good, my body

You can tell a macho, he has a funky walk
his western shirts and leather, always look so boss
Funky with his body, he's a king
call him Mister Eagle, dig his chains
You can best believe that, he's a macho man
likes to be the leader, he never dresses grand

Hey! Hey! Hey, hey, hey!
Macho, macho man
I've got to be, a macho man
Macho, macho man
I've got to be a macho! (all right)

Ugh! Macho... baby!
Body, body, body wanna feel my body
Body, body, body gonna thrill my body
Body, body, body don'tcha stop my body
Body, body, body it's so hot my body

Every man ought to be a macho macho man
To live a life of freedom, machos make a stand
Have their own life style and ideals
Possess the strength and confidence, life's a steal
You can best believe that he's a macho man
He's a special person in anybody's land

Hey! Hey! Hey, hey, hey!
Macho, macho man (macho man)
I've got to be, a macho man
Macho, macho man
I've got to be a macho! (dig the hair on my chest)
Homem Macho
Corpo... quer sentir meu corpo?
Corpo... tamanha delícia meu corpo
Corpo... quer tocar meu corpo?
Corpo... é muito meu corpo
Veja só meu corpo, corpo
Não duvide de meu corpo, corpo
Falando sobre meu corpo, corpo
Veja só meu corpo

Todo homem quer ser um homem macho, macho
Para ter o tipo de corpo que sempre está em alta
Caminhada de manhã, vá, homem, vá
Malhar no spa, os músculos brilham
É melhor acreditar que ele é um homem macho
Pronto pra ir com quem ele puder

Hey! Hey! Hey, hey, hey, hey!
Macho, homem macho! (Homem macho)
Eu tenho de ser um homem macho
Macho, homem macho
Eu tenho de ser um macho! Ow

Corpo, é tão quente, meu corpo
Corpo, amo estalar meu corpo
Corpo, amo dar prazer ao meu corpo
Corpo, não provoque meu corpo
Corpo, você vai adorar meu corpo
Corpo, venha explorar meu corpo
Corpo, feito por Deus, meu corpo
Corpo, é tão bom, meu corpo

Você pode dizer a um macho que ele tem um andar ritmado
Suas calças de couro do velho-oeste sempre parecem imponentes
Ritmado com seu corpo, ele é um rei
Chame-o de Senhor Águia, enterre suas correntes
Você pode bem acreditar que, ele é um homem macho
Gosta de ser o líder

Hey! Hey! Hey, hey, hey, hey!
Macho, homem macho! (Homem macho)
Eu tenho de ser um homem macho
Macho, homem macho
Eu tenho de ser um macho! Ow

Ugh! Macho... baby!
Corpo... quer sentir meu corpo?
Corpo... tamanha delícia meu corpo
Corpo... quer tocar meu corpo?
Corpo... é muito meu corpo

Todo homem tem o dever de ser um homem macho
De viver uma vida livre, machos tomam um posto
Têm seus próprios estilos e ideais
Possuem a força e a confiança, a vida é um roubo
Você pode acreditar que ele é um homem macho
Ele é uma pessoa especial em qualquer terra

Hey! Hey! Hey, hey, hey, hey!
Macho, homem macho! (Homem macho)
Eu tenho de ser um homem macho
Macho, homem macho
Eu tenho de ser um macho! Ow