Instagram

7/11/13

Como estudar: Apresentação :uma palavra ao estudante


                                                             
      Para a maioria dos estudantes, a pergunta''como vão os estudos'', vinda de pais, irmãos,professores, ou seja lá quem for__incomoda. Estudo é sempre um assunto que perturba um pouco... e o estudante nem quer pensar a respeito. Por isso esta pergunta tem mesmo o poder de esfriar o bate-papo, de chatear muito. Vamos ver o porque. Se nos detivermos para examinar esta atitude de não querer tocar no assunto''estudos'', geralmente nos deparamos com uma insatisfação do próprio estudante em relação a seu desempenho acadêmico.
         Alguns estudantes até acham que não adianta fazer mais nada, não conseguem estudar, ter um bom desempenho escolar, e por aí afora, com uma lista de queixas e justificativas: '' Também, com aquele professor...'' ou ''Bom, do jeito que aquela aula é dada...'' Ás vezes é num outro estilo: ''Física não entra, não adianta!'',''Acho que realmente não nasci para isso..."
 geralmente com uma queixa para cada matéria, este estudante vai se justificando e deixando de lado o assunto''estudos'', e na escola ''se vira como pode'' para se safar de exames e provas. Mas não são todos que reagem dessa forma.
         Alguns estudantes, aqueles que realmente enfrentam esta pergunta, não só pela cobrança dos adultos, mas também como uma questão que merece reflexão, preocupam-se com seus hábitos de estudo,percebem, ás vezes, que estudam de maneira inadequada, que passam tardes''estudando'' e não conseguem um bom desempenho numa prova, por exemplo. Para um trabalho escolar, por mais que se dediquem, não conseguem fazê-lo a ponto de não ser julgado pelo professor como insatisfatório, confuso.
     Tudo isso incomoda. Talvez seja por este fato que o estudante não gosta que ninguém pergunte sobre estudo, pois ele lembra de todas essas coisas que não deixam de significar um certo fracasso. Lembra que gostaria de ser mais eficiente, ter um bom desempenho escolar, e não o consegue__ou, pelo menos, não está conseguindo no momento.
    Se for este o seu caso, se realmente o preocupa a questão de seus estudos, saiba que estes artigos COMO ESTUDAR foram escritos na tentativa de ajudá-lo.
Você, provavelmente, está se perguntando como. É o que passaremos a comentar; sumariamente, estes artigos pretendem ajudá-lo nos seguintes pontos:
* Verificar o que está ocorrendo em relação a seus estudos, quais seus hábitos de estudos atuais. Respondendo a perguntas-chaves em relação á forma como você poderá ter uma ideia mais clara de suas falhas em relação ao estudo.
* Oferecer algumas informações e técnicas específicas destinadas a melhorar sua maneira de estudar.
   Falamos em técnicas de estudo. É preciso frisar que não há nenhuma mágica nelas. Aqui, assim como em qualquer outra situação, não há um caminho fácil para o êxito. Aliás, se você experimentá-las seriamente, irá notando que a aprendizagem vai se tornando mais fácil. Você poderá até sentir prazer nos estudos e será, ainda, recompensado por melhores resultados práticos. no entanto, não foi só para estudantes com dificuldades que estes artigos serão escritos.
       Você pode achar que opiniões sobre como estudar só servem para aqueles estudantes que não atingem a média de notas da classe, ou que realmente estão enfrentando graves dificuldades nos estudos. Na verdade, mesmo estudantes que já obtêm resultados satisfatórios podem se aprimorar com o uso delas, adotando procedimentos que tendem a racionalizar, ou seja, a tornar eficientes os hábitos de estudo.
      Meu objetivo é trazer até você os resultados de várias pesquisas sobre aprendizagem e ensino, de uma forma passível de aplicação prática. Dizendo de uma outra forma, colhemos da teoria e da prática uma série de técnicas racionais, uma série de procedimentos comprovadamente válidos e adequados para promover e melhorar o estudo individual e o trabalho pessoal.
    Além de técnicas e métodos de aprendizagem básicos, de caráter geral, você encontrará AUXÍLIOS CONCRETOS para situações de aprendizagem e de trabalho específicas, como, por exemplo: organizar um seminário, desenvolver um tema para uma redação, ou seja, auxílio para atividades que fazem parte do seu dia-a-dia escolar.
     Resumindo, o que pretendo é que você enfrente a pergunta sobre seus estudos, reveja sua situação atual e possa, então, a partir das falhas observadas, ter acesso a formas mais eficientes de estudo, melhorando seus hábitos escolares.