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4/22/13

INGLES- leitura recomendada

 
THE BLUE DEATH
The skay is in my eyes, I don´t have a body
Is the moment of death the truth of absence?
Is the moment of life the fire of purity?
Is the moment of light!
Is the moment of flight!
Where is the worry?
The plenitude absorbed my mind
The sea is like silk
The wind is slipknots
The space is my country
The kisses of time disappeared; carried me
To essence, to the cell, to the knowledge
No more pain; no longer the need to worry
No more memory
Only my blue heart!
Just blue envelopes me in it´s cloak!
©Julie Sopetran

LITERATURA- O CORTIÇO no contexto do naturalismo

O cortiço


 de Aluísio Azevedo, e o novo paradigma

na literatura brasileira oitocentista: o naturalismo



OBJETIVO


Refletir sobre o papel de

O cortiço, de Aluísio Azevedo, na formação do

novo paradigma da literatura brasileira, o naturalismo.


LEITURA RECOMENDADA


O cortiço


, de Aluísio Azevedo, e o novo paradigma na literatura brasileira

oitocentista: o naturalismo



Isabel Pires

A partir da comparação feita por Antônio Cândido, no texto

De cortiço a

cortiço


(1993), entre O cortiço, de Aluísio Azevedo, e O germinal, de Émile Zola, pudesse

perceber que o naturalismo no Brasil, tal como o romantismo, ainda importa um

modelo de romance europeu, sobretudo francês. Para Cândido, porém, enquanto Zola

apresenta simplesmente o modo de vida do operário francês, num cortiço cuja

característica mais marcante é a verticalidade como resultado do processo

desordenado de urbanização,

O cortiço de Aluísio Azevedo representa “aspectos que

definem o país todo” (p.138), superando assim a obra que lhe serviu de modelo.

[...]

Para ele [Antônio Candido], o Naturalismo brasileiro, ao propor o

determinismo do meio e da raça como fatores incontroláveis de degradação da

sociedade, faz com que os intelectuais e os políticos da época percam de vista “a

dimensão mais acessível, que são os aspectos sociais, onde está a chave” (p.139), e

que seriam revelados somente mais tarde, com os estudos sociológicos de Gilberto

Freyre.

[...]


 
Em

O cortiço, a mistura das raças, que começa a ser abordada pela

literatura no Brasil como um dado concreto da sociedade brasileira, é vista

incontestavelmente como algo negativo e mesmo degradante na conformação dessa

mesma sociedade. A “Estalagem de São Romão”, ou seja, o cortiço onde se desenrola

a história do livro, abrigando imigrantes italianos, colonos portugueses, brasileiros

pobres, mulatos e mestiços de todo o tipo transforma-se, na ótica de Aluísio Azevedo,

em um lugar brutal, onde vida e morte pouco valem, espécie de charco no qual

fermentam vícios e paixões animalizadas, expondo o lado vil da existência humana.

Assim, o meio também se revela, pelo paradigma naturalista adotado, como fator de

conformação social. Em

O cortiço, pois, o paradigma naturalista substitue o paradigma

de literatura como “documento da história”, presente no romantismo. Deste modo, no

ambiente do cortiço, os personagens, de acordo com o novo paradigma, são reduzidos

à condição de “documentos humanos” (RIEDEL, s/data), servindo de estudo da

“patologia” da sociedade, em que a raça e o meio têm papel preponderante.

O cortiço, embora composto por personagens individualizados, cada um

com a história de vida própria, se sobrepõe à individualidade para ser “a comuna” (

O

cortiço


, p.113), tornando-se assim um personagem coletivo, resultante da mistura

orgânica entre a “terra fumegante e a umidade quente e lodosa” (RIEDEL, p.26).

[...]

No entanto, não é somente na conjugação dos fatores raça e meio que a

adoção do paradigma positivista se evidencia na obra de Aluísio Azevedo. Este também

é claramente demonstrado pela pretensa imparcialidade com que o ponto de vista de

cada personagem é apresentado. Ou seja, é oferecida ao leitor, igualmente, a visão —

ou “versão” — que cada um possui acerca dos fatos em que se envolvem.

[...]

Finalmente, mais um traço do paradigma positivista da ciência adotado em

O cortiço pode ser percebido pela ausência de julgamento da conduta dos

personagens, cujo extremo é a impunidade dos crimes cometidos (os roubos e

falsificações de João Romão, o assassinato de Firmo por Jerônimo e seus cúmplices,

os excessos da polícia etc.). Nesse aspecto,

O cortiço se distancia drasticamente do

romantismo, e em especial da obra de José de Alencar, que encerra juízos de valor,

com consequente “julgamento” e “condenação” da conduta dos personagens, como

ocorre em Lucíola, com a morte da prostituta Lúcia. [...]

HEHE POIS É...

logosofia

A Logosofia acelera o processo individual de aperfeiçoamento

Brasília 23/7/10 – Paz, sabedoria e felicidade. São estas três as maiores aspirações do ser humano sob a ótica logosófica. A consciência de que esses objetivos precisam ser construídos a partir do conhecimento de si mesmo, do estudo e da experimentação permanente, que levam à revisão de conceitos e da própria condução da vida, está entre as bases da Logosofia, ciência que completa 80 anos da sua criação em agosto. A data será comemorada com um Congresso Internacional a realizar-se em Brasília, entre os dias 13 e 15 próximos, com a expectativa de reunir 3 mil docentes da Fundação Logosófica vindos de 14 países.
A Logosofia acelera o processo para alcançar os objetivos de vida, explica a docente e ex-reitora da Fundação Logosófica de Brasília, Teresinha Contreira. “Ter disciplina, administrar o tempo e viver conscientemente, atribui mais conteúdo à vida, e se ganha em resultados porque se eu esperava um ano para ter um resultado que posso ter em meses, houve uma aceleração, houve uma ampliação da vida”, afirma a docente que participará do Congresso.
Fundação - A Logosofia foi criada em 1930, na Argentina, pelo pensador e humanista Carlos Bernardo González Pecotche que viveu até 1963. Para difundir os fundamentos desta ciência, González Pecotche criou a Fundação Logosófica – em Prol da Superação Humana, que tem, no Brasil, a maior concentração de estudantes, com atividades em suas mais de 100 sedes e Centros de Estudos localizados em 18 estados da Federação.
A Fundação Logosófica integra estudantes com diversas formações profissionais. São empresários, gestores de organizações públicas e privadas, educadores, universitários, profissionais liberais e outros de diferentes áreas, os quais buscam um meio de aperfeiçoamento psicológico, ético, moral e espiritual. Ao criar uma nova forma de sentir e conceber a vida, baseada em conceitos próprios, a Logosofia propõe uma investigação sobre si mesmo, por meio de um método de estudo individual e coletivo, aplicando os conhecimentos logosóficos à própria vida e obtendo, como resultado, o aprimoramento dos conceitos e da conduta.
Pensamento - Conhecer, selecionar e controlar os pensamentos são exercícios diários praticados pelos estudantes de Logosofia, ao aplicar o método logosófico para aperfeiçoar a própria conduta.
De acordo com Teresinha Contreira, docente da Fundação Logosófica de Brasília e estudante desta ciência há 36 anos, “a Logosofia nos leva a investigar e estudar a própria vida e isso favorece tudo”. Ela observa, por exemplo, que se perguntarmos o conceito de vida às pessoas, uma parte delas não saberia responder. “Porque o que vemos é que as pessoas vivem a vida por viver, sem um objetivo, e quando os têm, esses são materiais”, explica.
Felicidade – uma das grandes aspirações de todos os seres humanos é ser feliz! E o que é necessário para ser feliz?
Na Logosofia, os estudos levam à consciência de que para ter paz, felicidade e sabedoria, deve-se obter conhecimento específico, de natureza superior, adquirido com a aplicação do método original desta Ciência criada por Gonzalez Pecotche há 80 anos. Por essa razão, sublinha Teresinha, “a Logosofia não tem adesão em massa, é necessário um comprometimento individual grande, no que diz respeito ao esforço necessário à realização do processo de aperfeiçoamento individual e, também, quanto à capacitação para levar o ensinamento logosófico aos demais seres, para que um número cada vez maior possa desfrutar desta oportunidade de crescimento como ser humano”.
Para estudar – A Fundação Logosófica é uma entidade sem fins lucrativos e tem objetivos exclusivamente educacionais, que visa promover o processo de superação integral do ser humano por meio de estudos sobre o seu sistema mental e sensível, procurando harmonizar a atuação dos pensamentos, da inteligência e da sensibilidade. Aberta a novos estudantes, a Fundação promove palestras e reuniões informativas gratuitas em suas sedes no Brasil e nos demais países. Para acompanhar a programação das palestras acesse o site:  http://www.logosofia.org.br/cursos/default.aspx.

abaixo assinado

ĐΛŇỈ€Ł ™ (cdanv@hotmail.com)
18/04/2013
De:ĐΛŇỈ€Ł ™ (cdanv@hotmail.com)Este remetente está na lista de contatos.
Enviada:quinta-feira, 18 de abril de 2013 20:04:40
Para:
Abaixo-assinado CÂMARA DE PATOS DE MINAS CONTRATA ASSESSORES

Para:Presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas

Patenses. Eleitores patenses. Os vereadores da Câmara Municipal de Patos de Minas poderão contratar mais um assessor a partir do próximo mês.Os vereadores da Câmara Municipal de Patos de Minas poderão contratar mais um assessor a partir do próximo mês. O Projeto de Resolução que autoriza a contratação do terceiro assessor foi aprovado na reunião dessa quinta-feira (24). Foram 14 votos favoráveis e apenas um contrário.
A Câmara Municipal de Patos de Minas possui 17 vereadores, sendo que cada vereador conta com dois assessores para trabalharem em seus gabinetes. Com a aprovação do Projeto de Resolução, os parlamentares poderão contratar o terceiro assessor. O cargo é de livre nomeação e os contratados vão atuar nos gabinetes dos vereadores. A justificativa dos parlamentares é o crescimento da demanda da população pelos serviços do legislativo. Segundo os vereadores, a Câmara de Patos de Minas é uma das mais enxutas do país. “Em Patrocínio, por exemplo, cada vereador tem quatro assessores”, argumentam os vereadores.
O salário do assessor parlamentar gira em torno de R$ 2.300,00. Como a Câmara Municipal tem um limite de gastos estipulado por lei que é de 6% do orçamento do município e que não pode ser ultrapassado, os vereadores vão ter que economizar em outros setores. somos contra isso sendo que, para tanto, solicito que assinem a presente e, a encaminhem a todos que conhecem a fim de que a mesma seja entregue ao Presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas, mostrando a indignação e, pedindo providencias.

Os signatários

http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2013N35313

Carlos Daniel Valadares