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3/08/13

arte rupestre-aula 2



A arte em forma de pintura
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo, a música, que é capaz de nos deixar felizes quando estamos tristes. Ela funciona como uma distração para certos problemas, um modo de expressar o que sentimos aos diversos grupos da sociedade.
Muitas pessoas dizem não ter interesse pela arte e por movimentos ligados a ela, porém o que elas não imaginam é que a arte não se restringe a pinturas ou esculturas, também pode ser representada por formas mais populares, como a música, o cinema e a dança. Essas formas de arte são praticadas em todo o mundo, em diferentes culturas. Atualmente a arte é dividida em clássica e moderna e qualquer pessoa pode se informar sobre cada uma delas e apreciar a que melhor se encaixar com sua percepção de arte.

ARTE E ARTESANATO

Artes da Fibra envolvem muito a questão da técnica.
A técnica abordada a partir da cultura popular, onde muitas vezes em um trabalho, sua importância é determinada pela técnica utilizada.
A questão da Arte e do Artesanato esta diretamente ligada à cultura e como esta é apropriada.
O Artesanato apropria-se da cultura para trabalhar, dentro da matéria, a questão da produção do objeto e de sua venda. O fazer, o fazer repetitivo aliado à questão da sobrevivência. O artesão possui sua habilidade mas se apropria da matéria da forma mais simples. Esta maneira ligada diretamente à questão da tradição.
O artesão é inclusive aquele que mantém viva a técnica. Porque se não fosse ele, não se teria esta possibilidade de armazenamento desde conhecimento.
A Arte se apropria da mesma cultura mas já usa esta linguagem de uma outra maneira.
A diferenciação entre Arte e Artesanato dá-se então na forma como que apropriam-se da cultura.
A linguagem utilizada é que fará a diferença.
O artesão possui a técnica e a usa - como finalidade - de uma forma utilitária (criando objetos com definição precisa objetivando a venda dos mesmos) enquanto o artista, com o seu conhecimento e a sua técnica, com o mesmo material, utiliza-o como forma de expressão.
Artesanato — ligado a um sentido utilitário.
Arte — ligado a um conceito de expressão.
A cultura de um povo é que vai mostrar sua Arte, ou seja, a Arte é o modo, é o retrato da cultura dentro do momento em que está sendo produzida. O Artesanato, da mesma forma, só que diferenciando-se da Arte na forma de apropriação da cultura.
Nas artes da fibra trabalha-se com três vertentes: a tecelagem, a tapeçaria e o papel, que são as três maneiras que tem-se para se aproveitar a fibra.
A fibra está presente em todas as plantas, de onde retira-se esta matéria prima.
A tecelagem começa a ter uma importância na época de Goya, de Rubens, onde estes artistas faziam os cartões — as pinturas - que eram levados para um ateliê, onde encontravam-se os artesãos que faziam as tapeçarias. Eram tapeçarias bordadas, utilizadas para cobrir as paredes dos castelos muito em função do frio — pois eram usadas como isolantes. Então encontram-se, da época, tapeçarias de 8x8m, 10x10m. Algumas delas, hoje, encontram-se no Museu do Tapete, em Santiago de Compostela — Espanha.
No caso das tapeçarias bordadas (que eram chamadas também de pinturas tecidas), o que importa é o desenho que o artista fazia e que o artesão executava. Aí é que vem a questão da habilidade, da técnica.
Cada fio do tapete é tingido antes de se iniciar o processo de sua confecção, onde cada cor é comparada exaustivamente com o cartão pintado anteriormente pelo artista.
No tapete persa gasta-se aproximadamente seis meses para se fazer um metro quadrado. Hoje, no computador, em menos de uma hora é possível fazer-se este mesmo metro quadrado e muitas vezes é difícil verificar-se a diferença.
Existe aí então a modificação no mecanismo de sua execução. O computador versus o homem.
O tapeceiro é aquele que faz o desenho e o executa e o cartunista é aquele que faz apenas o cartão. Cabia ao artesão ficar com o grosso do trabalho na execução do tapete.
Na questão do artesão podem ser ali definidas várias escalas em função da atividade executada por ele. Por exemplo, no trabalho da palha trançada: hoje já é possível comprar-se a matéria prima no mercado. Mas existe a pessoa que vai no mato para fazer a extração da fibra, preparar e entregar aquela tira pronta, ou seja, cabe a ela a preparação da matéria prima.
A tecelagem, dentro de um único trabalho, muda muito. Se a pessoa, ao executá-lo está com a mão quente ele sai de um jeito, se ela está nervosa, ele sai de outro. A tensão, tudo influi no resultado final. A tecelagem é muito ligada à terapia principalmente por causa disto. A execução de cada ponto e de seu tecido, se alguém começar a prestar atenção no movimento de sua execução, são verdadeiras mandalas. Existem determinados pontos que são usados para mexer com determinadas energias da pessoa que os executa, havendo pessoas que trabalham com meditação em cima do tear.
A partir dos anos 90, houve uma fase de estagnação muito grande na produção da tapeçaria sem que a mesma pudesse apresentar inovações.
Ao estudar-se a cestaria no Brasil, ou no mundo, serão verificadas questões específicas da cultura, da fibra e do local em que é produzida. Em qualquer lugar a fibra e seu produto final terão características diferentes. A mesma planta, encontrada em Minas Gerais ou no Ceará, fornecerá fibras diferentes pela questão do solo e do clima, determinadas também pelo tipo do processo de extração da mesma que influirá também no produto final.
No caso do artesanato, por exemplo, no nordeste utiliza-se muito a fibra para se fazer redes ou peneiras. No norte, diferenciando-se, como uma região com uma grande bacia fluvial, já utilizam a fibra para outras finalidades como para os cestos (de peixes).
Por mais primitivo que seja o modo de trançar as fibras, a estrutura básica quase sempre será a mesma. Mas existem diferenças no acabamento, nas aparas, na maneira de puxar. Principalmente no acabamento.
O papel: a partir da planta, retirando-se suas fibras - que são feitas de uma cadeia de celulose - quebra-se então esta cadeia e recoloca-a de uma outra maneira. Enquanto na planta, as fibras estão amarradas umas nas outras, formando uma estrutura - o esqueleto da planta - no papel, tendo-se esta cadeia quebrada, forma-se então um feltro, como uma outra estrutura.
Ao fazer-se um papel, a primeira coisa a se definir será a sua finalidade. A partir dela então serão determinadas as características que o papel deve possuir - como lisura ou elasticidade, por exemplo - para que possa atender à sua função.
Até o final do século XIX, as academias preservavam todas as técnicas, muito bem preservadas. As técnicas de pintura, as técnicas da escultura, todas elas. Já no início do século XX, dentro das artes, vigora uma ideologia de se negar o passado. Hoje em dia existe uma certa dificuldade de se retomar estas técnicas. Mário de Andrade e o modernismo brasileiro não se alinharam com o modernismo internacional. O modernismo internacional formulou-se num processo de se negar mesmo, fazendo tábula rasa de todo conhecimento anteriormente acumulado, coisa que não acontece com o modernismo brasileiro onde o mesmo ainda se preservava. Só que depois da segunda guerra mundial, com o advento da cultura de massa - quando são desenvolvidos os meios de comunicação eletrônica - surge esta "paradeira", que hoje é reconhecida, que está diretamente ligada à popularização da informática.
Com o Golpe Militar de 1964, houve uma certa exaltação do nacionalismo - até o final da década de 70 - com a valorização do artesanato, da tecelagem e do cinema brasileiro (pela Embrafilme), que tiveram então o "seu momento". O estado militar de certa forma sustentava muito estes projetos como que uma frente política de afirmação de uma identidade nacional.
Com o início dos anos 90, observaram-se então os processos de popularização da informática e, com o neoliberalismo, a privatização do Estado brasileiro. Então todo o processo anteriormente montado pelo governo militar, de valorização da cultura nacional por parte do Estado foi levado à bancarrota.
Um pequeno glossário:
Embira — elemento de toda planta em que é possível retirar a entrecasca e com ela conseguir fazer nós.
Não existe nenhuma árvore com o nome de embira. Existe sim a embira da bananeira, a embira da amoreira, etc...
Cada planta, com sua seiva e suas resinas terão diferentes tipos de oxidações definindo o tipo de sua coloração.
Macramê — técnica baseada na utilização de nós.

ARTE COMO FORMA DE LUTA

Artes marciais são disciplinas físicas e mentais codificadas em diferentes graus, que tem como objetivo um alto desenvolvimento de seus praticantes para que possam defender-se ou submeter o adversário mediante diversas técnicas. São sistemas para treinamento de combate, geralmente sem o uso de armas de fogo ou de outros dispositivos modernos.[1] Actualmente, as artes marciais, para além de praticadas enquanto treinamento militarpolicial e de defesa pessoal, são também praticadas como Desporto de combate. Existem diversos estilos, sistemas e escolas de artes marciais. O que diferencia as artes marciais da mera violência física (briga de rua) é a organização de suas técnicas num sistema coerente de combate e desenvolvimento físico, mental e espiritual assim como a prática de exercícios físicos.[1][2]
Fonte ( wikpedia)

A Arte possui ainda muitas outras expressões como o grafite , os esportes , skating, dança no gelo e etc.
procurem fazer uma pesquisa sobre as diferentes manifestações da arte como fonte antiga moderna.


ARTE RUPESTRE aula 1



Introdução 
Há milhares de anos os povos antigos já se manifestavam artisticamente. Embora ainda não conhecessem a escrita, eles eram capazes de produzir obras de arte. A arte rupestre é composta por representações gráficas (desenhos, símbolos, sinais) feitas em paredes de cavernas pelos homens da Pré-História.
Características principais da arte rupestre
O homem pré-histórico era capaz de se expressar artisticamente através dos desenhos que fazia nas paredes de suas cavernas. Suas pinturas mostravam os animais e pessoas do período em que vivia, além de cenas de seu cotidiano (caça, rituais, danças, alimentação, etc.). Expressava-se também através de suas esculturas em madeira, osso e pedra. O estudo desta forma de expressão contribui com os conhecimentos que os cientistas têm a respeito do dia a dia dos povos antigos.
Para fazerem as pinturas nas paredes de cavernas, os homens da Pré-História usavam sangue de animais, saliva, fragmentos de rochas, argila, etc.

Arte indígena 
Além da arte pré-histórica vista no parágrafo acima, há um outro tipo de arte primitiva: a realizada pelos índios e outros povos que habitavam a América antes da chegada de Cristóvão Colombo. Os povos: maias, astecas e incas são representantes da arte pré-colombiana. A história destes povos é contada através de sua arte (pinturas, esculturas e templos grandiosos, construídos com pedras ou materiais preciosos).

Arte Primitiva na atualidade
Nos dias de hoje também é possível encontrar arte primitiva; alguns exemplos são as máscaras para rituais, esculturas e pinturas que são feitas pelos negros africanos. Há ainda a arte primitiva entre os nativos da Oceania e também entre os índios americanos, que fazem objetos de arte primitiva muito apreciados entre os povos atuais. 
Locais com pinturas rupestres no Brasil:
Pintura Rupestre Pintura rupestre do Parque Nacional da Serra da Capivara (Toca do Boqueirão da Pedra Furada)
- Parque Nacional da Serra da Capivara em São Raimundo Nonato (Piauí)
- Parque Nacional Sete Cidades (Piauí)
- Cariris Velhos (Paraíba)
- Lagoa Santa (Minas Gerais)
- Rondonópolis (Mato Grosso)
- Peruaçu (Minas Gerais)
Locais com pinturas rupestres na Europa:
- Caverna de Les Trois-Frères - França (pinturas rupestres do Paleolítico Superior);
- Complexo de Cavernas de Lascaux - França (uma das mais conhecidas do mundo e Patrimônio Mundial da UNESCO);
- Caverna de Altamira - cidade de Santander na Espanha (arte rupestre do período Paleolítico Superior);
- Arte Rupestre do Val Camonica - Itália (pinturas feitas na Idade do Ferro).