Instagram

8/06/13

COMO ESTUDAR:Será que estudar também se aprende?


O que temos observado por aí:...
      Muita gente considera que estudar seja um comportamento natural, algo como andar __ no início é necessário um pouco de amparo e depois é só deixar que se desenvolva sozinho. Pois é... não é nada disso.
    Primeiro vamos comentar a que leva esta crença de que estudar é algo natural e um comportamento que deve ser orientado, ensinado passo a passo, até que se instale, isto é, até que venha a ser espontâneo e natural.
    Também vamos ver o que ocorre: com essa ideia de que estudar é " coisa óbvia"todo mundo sabe", tanto estudantes como professores coexistem na escola, o professor acha que é lógico que o aluno saiba estudar-ele pensa, com ele mesmo, que é a coisa mais natural do mundo os hábitos ou as atitudes necessárias ao estudo.
   Por outro lado, o aluno também não comenta que,já de início, ele não sabe muito bem como fazer para que aquilo que o professor disse entre de vez, e triunfalmente, em sua cabeça! O que ocorre então?
   
O professor dá as aulas, o aluno toma nota. E daí?

               Nem o estudante percebe que na escola lhe ensinam tudo, menos o que fazer com tudo aquilo, ou seja, como estudar,aprender a matéria; nem o professor percebe, muitas vezes, que este aspecto, importantíssimo,ficou de lado. E assim as coisas caminham.                                                                 
            No curso primário ainda é mais fácil: existem os deveres de casa, o aluno sabe que tem algumas tarefas para fazer, então faz, e pronto; mas, á medida que começa o curso secundário, o "cursinho" para o vestibular ou o curso superior, a situação se complica__e, é lógico, do lado do estudante.
Retomando, ele vai á aula, toma nota,como pode,do que o professor fala__ alguns tem até a boa vontade de tentar um curso de taquigrafia para anotar melhor o que o professor diz; outros,e uma boa parte,"contemplam''a aula, ou seja, olham o professor dar a sua aula. A grande maioria faz um misto destas duas formas: tenta anotar, perde palavras-chaves,pergunta para o companheiro do lado(que normalmente vai se zangar por ser interrompido), ouve um pouco para ver se consegue entender,pula algumas linhas desiste de anotar a aula.                                                                                                                                Resumindo tudo: é uma maratona! O estudante faz o que pode para vencer, ou seja, estar de posse do que foi dito em aula e que será cobrado na prova, obviamente. Depois da aula, se não é época de provas, o estudante chega em casa com a sensação de não ter nada ''da escola'' para fazer.                                         Quando chegam as provas...ele senta em algum lugar da casa: na escrivaninha do seu quarto(na melhor das hipóteses), ou na sua cama, e comunica a todos da casa que está estudando.                                                  Mas o que ele está realmente fazendo? Lendo o material? De que forma é essa leitura? Às vezes passando o caderno a limpo...e,com algumas horas de suplício, tentando entender o que anotou. Ou está olhando o livro?                                                                                                                                                             È lógico que nem sempre é assim; mas, de forma geral, este é o comportamento típico que constatamos.