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8/04/13

ETIQUETA: Marketing pessoal

As coisas boas – sejam carros, alimentos, lugares ou serviços – merecem ser percebidas como boas. E você também merece. Se suas boas qualidades são legítimas, fruto de justiça e merecimento, por que não caprichar na embalagem? É da sua interação com o mundo e de como você pode se fazer perceber que trata o marketing pessoal. É válido dedicar atenção à roupa, mas vale mais o cuidado com o bilhete de agradecimento, as marcas registradas de certos cuidados, o hábito de retornar telefonemas, a austeridade de fazer a reunião no seu estilo pessoal comprometido.
Marketing pessoal
Marketing pessoal é a construção de sua marca, suas âncoras com as pessoas da sua vida e do seu trabalho. E também o que vem à mente quando se pensa em seu nome, em sua figura, em você; um conjunto de sentimentos e ideias que você evoca, o que você passa a representar para o outro – não por esforço, mas por constância.

10 fatores que compõem o bom marketing pessoal:

  1. Liderança. Antes mesmo de ter um cargo, um funcionário pode influenciar seuscolegas, muito mais do que é influenciado por eles. Ele se torna um formador de opinião, e empresas percebem isso rapidamente.
  2. Solidariedade. Alguns funcionários param o que estiverem fazendo quando são consultados por seus colegas, sobre assuntos de trabalho ou mesmo que nada tenham a ver com o trabalho. Outros baixam a cabeça e só fazem o que têm que fazer.
  3. Visão. É alguém entender o que esta fazendo e porque está fazendo. E sugerir pequenas mudanças que podem melhorar o próprio trabalho e o trabalho dos colegas.
  4. espírito de equipe. É oferecer ajuda aos colegas, sem ser solicitado. E se preocupar com que o trabalho dos outros também saia bem feito.
  5. Maturidade. É saber solucionar conflitos sem provocar mais conflitos. É saber apaziguar discussões entre colegas, e propor soluções que os outros consideram apropriadas.
  6. integridade. É fazer o seu trabalho sem prejudicar a ninguém. É não ser excessivamente ambicioso, nem querer atropelar quem aparece pela frente.
  7. Visibilidade. É se oferecer para fazer uma apresentação. É ser o primeiro a erguer a mão quando se precisa de um voluntário para uma tarefa. É se apresentar para compor um grupo de trabalho ou para ajudar a implantar um programa novo.
  8. Empatia. É saber elogiar o trabalho de um colega e reconhecer os méritos dos outros. Quem elogia é elogiado. Quem só critica sempre acaba sendo criticado.
  9. Otimismo. É conseguir enxergar o lado positivo de qualquer situação, principalmente daquelas que parecem ruins. É ser bem-humorado e aceitar eventuais críticas. Pessoas assim ajudam a criar um ambiente de trabalho saudável.
  10. Paciência. É saber a hora certa de pedir uma oportunidade, ao invés de ficar reclamando que a empresa não dá oportunidades.
Quem tem no mínimo 7 desses 10 fatores, dificilmente deixa de decolar na carreira. Marketing pessoal não é criar uma imagem vazia. É, além de apresentar bons resultados, saber se sobressair sem ser chato e conseguir simpatias sem serpuxa-saco.

Comunique a verdade

É importante focar naquilo que comunicamos, especialmente se esse foco decorre do seu compromisso com sua vida. Marketing pessoal apenas na base da imagem projetada é fake, falso, refratário. Não se sustenta e traz imediata desconfiança, como a agência de viagens que vende lindos passeios a preços muito baixos. É importante comunicar com capricho, beleza e efetiva clareza os benefícios mais importantes de um pacote turístico, e de porque esta agência, e não qualquer outra, faz a diferença. E o marketing que funciona se baseia num fator elementar: ele vende a verdade.
Então eu digo, e você merece saber: nada é mais charmoso do que ser autêntico.Nada é tão “bom marqueteiro” do que ser você mesmo e apresentar seus atributos verdadeiros, tendo o cuidado de polir sua marca. Esta é a mais confiável de todas as forças: ser autêntico, ser parecido consigo mesmo, e não diferente dos outros. De botas e guarda-chuvas, de batom e cartão de visitas, descalço ou de avião.
  

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