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9/18/13

Historia da música : me Love

Kisean Anderson, mais conhecido comoSean Kingston, (Miami3 de Fevereiro de1990) é um rapper e cantor de reggaerap epop. Apesar de ter nascido em Miami,Flórida, mudou-se para KingstonJamaica, quando tinha seis anos de idade.A música me Love tem inspiração nos anos cinqüenta com uma batida mais jovem , inspirada nas bandas com Back vocal masculino e o clipe tem a épica cena da moca 
caminhando pelas ruas,( brilhante!).          

 Me Love: letra e tradução.                                                                                      

Oh oh oh oh oh ooh
Why do you have to go?
Away from all
Me love.

Oh oh oh oh oh ooh
Why do you have to go?
Away from all
Me love.

See the first time me looking at your eyes
Me be tell you want a guy like me (Guy like me)
We use to have good times on the evening
Me and you chilling on the beach (On the beach)

We use to kiss and caress an chess me
Girl it feels so sweet (Feels so sweet)
Then one day you move
Now I'm feeling kinda blue
Cause we had to see you leave (You leave)

I feel like I'm drowning in the ocean
Somebody come and take me away

Oh oh oh oh oh ooh
Why do you have to go?
Away from all
Me love.

Oh oh oh oh oh ooh
Why do you have to go?
Away from all
Me love.

Now I'm sittin' in a chair with no one here
And I'm feelin all alone (All alone)
Thinkin to myself like
Damn, why my baby up and gone (Up and gone)
It's like I'm missin' her and I know she's missin' me (Missin' me)
It's been two years an a half in july will make it three. (Make it three)

I feel like I'm drowning in the ocean
Somebody come and take me away

Oh oh oh oh oh ooh
Why do you have to go?
Away from all
Me love.

Oh oh oh oh oh ooh
Why do you have to go?
Away from all
Me love.

Why you leave me, w-why you leave me?
Baby tell me, b-baby tell me
Why you leave me, w-why you leave me?
Why you leave me?

Why you leave me, w-why you leave me?
Baby tell me, b-baby tell me
Why you leave me, w-why you leave me?
Why you leave me?

I feel like I'm drowning in the ocean
Somebody come and take me away

Oh oh oh oh oh ooh
Why do you have to go?
Away from all
Me love

Oh oh oh oh oh ooh
Why do you have to go?
Away from all
Me love

Oh oh oh oh oh ooh
Why do you have to go?
Away from all
Me love

Oh oh oh oh oh ooh
(Why you leave me, w-why you leave me)
(Baby tell me, b-baby tell me)
Why'd you have to go?
(Why you leave me, w-why you leave me)
(Baby tell me, b-baby tell me)
Away from all
Me love...                                                             


TRADUÇAO:                                   
 .Oh oh oh oh oh ooh
Por que você tem que ir?
Pra longe de tudo
Meu amor

Oh oh oh oh oh ooh
Por que você tem que ir?
Pra longe de tudo
Meu amor

Lembra a primeira vez eu olhando nos seus olhos
Você disse querer um cara como eu
Nós tivemos que dar adeus em bons momentos ao anoitecer
Eu e você relaxando na praia

Nós tivemos nos beijamos e acariciamos e você me prendeu
garota, foi tão meigo
Então um dia você se mudou
Agora estou me sentindo triste
Porque nós tivemos que ver você partir

Eu sinto que estou me afogando no oceano
Alguém vem e me tira

Oh oh oh oh oh ooh
Por que você tem que ir?
Pra longe de tudo
Meu amor

Oh oh oh oh oh ooh
Por que você tem que ir?
Pra longe de tudo
Meu amor

Agora estou sentando numa cadeira sem ninguém aqui
e estou me sentindo completamente sozinho
Pensando em mim como
uma desgraça porque meu amor se foi
Eu estou sentindo falta dela e eu sei que ela está sentindo a minha
Faz dois anos e na metade de julho fará três

Eu sinto que estou me afogando no oceano
Alguém vem e me tira

Oh oh oh oh oh ooh
Por que você tem que ir?
Pra longe de tudo
Meu amor

Oh oh oh oh oh ooh
Por que você tem que ir?
Pra longe de tudo
Meu amor

Por que você me deixou, por...por que você me deixou
Amor me diga, a...amor me diga
Por que você me deixou, por...por que você me deixou
Por que você me deixou

Por que você me deixou, por...por que você me deixou
Amor me diga, a...amor me diga
Por que você me deixou, por...por que você me deixou
Por que você me deixou

Eu sinto que estou me afogando no oceano
Alguém vem e me tira

Oh oh oh oh oh ooh
Por que você tem que ir
Longe de tudo
Meu amor

Oh oh oh oh oh ooh
Por que você tem que ir
Longe de tudo
Meu amor

Oh oh oh oh oh ooh
Por que você tem que ir
Longe de tudo
Meu amor

Oh oh oh oh oh ooh
Por que você me deixou, por...por que você me deixou
Amor me diga, a...amor me diga
Por que você me deixou?
Por que você me deixou, por...por que você me deixou
Por que você me deixou
Longe de tudo
Meu amor

9/06/13

Teoria Musical- 04, Duração dos valores


-  A SEMIBREVE é considerada como a unidade ou o inteiro, na divisão proporcional dos valores. As outras Figuras são frações ou partes da Semibreve. As figuras, segundo a ordem dos seus valores, valem o dobro da seguinte e metade da anterior.

EXEMPLO:
 QUADRO COMPARATIVO
_ Na divisão proporcional dos valores, temos como demonstração os dois quadros Comparativos seguintes: O TRADICIONAL e o MODERNO

Quadro Comparativo tradicional
Quadro Moderno 

EXERCÌCIOS

1) O que representa a Semibreve, na divisão proporcional dos valores?                                                       
2) A semibreve quantas mínimas vale?                                                                                                          3) Qual a figura que vale 4 semínimas?                                                                                                           4) A semínima quantas semicolcheias vale?                                                                                                   5) Quantos quadros Comparativos temos na divisão proporcional dos valores? E quais são?                          Respostas:   
1) A unidade ou o inteiro                                                                                                                              2) 2 mínimas                                                                                                                                                     3) Semibreve                                                                                                                                          4) 4 semicolcheias                                                                                                                                       5) Temos 2 o tradicional e o moderno                                                                                                                                                                                    


                                                                                                 

Francês: Pronombres personales sujetos


 En Francés, Los pronombres personales que realizan la función de sujeto son los siguientes:

YO                            Je
TU                             tu
EL/ELLA                   Il/elle
NOSOTROS             Nous
VOSOTROS             Vous
ELLOS(AS)               Ils/elles

Vemos los siguientes ejemplos:

Je travaille      Yo Trabajo
Tu mnges        Tu comes
Il écoute          El escucha

Estos pronombres personales varían cuando se utilizan como complemento directo, tal como ocurre en castellano:


Castellano                                   Frances

Me                                               Me
Te                                                Te
lo/la                                              le/la/se
Nos                                              Nous
Os                                                Vous
Los/las                                          Les/se

Je te regarde                                yo te miro
Elle me regarde                             Ella me mira
Nous vous regardons                      Nosotros os miramos

Igualmente, también varian cuando realizan la función de objeto indirecto:

Castellano                                 Frances

A mí                                         me
A ti                                           Te
A él/ella (le)                              Lui/se
A nosotros( nos)                       Nous
A vosotros( Vos)                      Vous
A ellos ( les)                              Leur/se

Je te parle        yo te hablo
Elle me parle     Elle me habla
Vous nous parlez     Vosotros nos habláis


Espanhol: Enpañol en el mundo/ Algunas nacionalidades



           Desde 1978 España está dividida en 17 comunidades autónomas. En España se habla cuatro lenguas: el español o castellano en todo el país, el eusquera en el País Vasco y en Navarra, el catalán en Cataluña, Valencia y Baleares, y el gallego en Galicia. En España viven m´s o menos 39 millones de españoles y también viven inmigrantes de todo el mundo.
            En América, en 21 países el español es la lengua oficial, pero en muchos se hablan otras lenguas: el guaraní( lengua oficial, con el español, en Paraguay), el quechua,el aymará, náhuatl,el araucano, etc. También se habla español en Filipinas y guinea Ecuatorial.Para muchos habitantes de los Estados Unidos el español es la lengua materna.
            El español es la 3 lengua más hablada del mundo.

Países que el español es la lengua oficial:

X Argentina                                                                     X Bolivia
X Chile                                                                            X Colombia
X Costa Rica                                                                   X Cuba
X Ecuador                                                                       X El Salvador
X España                                                                        X Guatemala
X Filipinas                                                                       X Guinea Ecuatorial
X Honduras                                                                     X México
X Nicaragua                                                                    X Panamá
X Paraguay                                                                      X  Perú
XPuerto Rico                                                                   X República Dominicana
X Uruguai                                                                        X Venezuela

Ahora, algunas nacionalidades:

País                                                                                   Nacionalidad

Alemania                                                                           Alemán/Alemana
Canadá                                                                              Canadiense
Francia                                                                              Francés/ Francesa
Italia                                                                                  Italiano/Italiana
Inglaterra                                                                            Inglés/ Inglesa
Japón                                                                                Japonés/ Japonesa
Marruecos                                                                         Marroquí
Nigeria                                                                               Nigeriano?Nigeriana
Polonia                                                                              Polaco/Polaca
Perú                                                                                  Peruano/Peruana
Chile                                                                                 Chileno/Chilena
México                                                                             Mexicano/Mexicana
Estados Unidos                                                                 Estadounidense
Brasil                                                                                Brasileño/ Brasileña

                                                                      Ejercícios

1) Escribe la capital de los paises que el español es la lengua oficial:




2) Busca los adjetivos de Nacionalidad.

B A R G E N T I N O
J A P O N E S T U R
H X I R U F A G M
O D F O J R Y L R E
L A L E M A N I O X
A M O V I N E A P I
N O S U E C A N E C
D I N G L E S A F A
E H Q Y H S O C U N
S J O S U I Z A D A

3) Ahora escribe el masculino y el femenino de esos adjetivos:

Masculino                                                            Femenino

a-_____________________                             ______________________
b-_____________________                             ______________________
c-_____________________                             ______________________
d-_____________________                             ______________________
e-_____________________                             ______________________
f-______________________                            ______________________
g-_____________________                             ______________________
h-_____________________                             ______________________
i-______________________                            ______________________
j-______________________                           _______________________

4) Mira el mapa y di el nombre de las islas Baleares.




Mira El mapa de America Latina, Cuales son los paises que hacen frontera con Brasil?





 Respostas:

1) Argentina-Buenos Aires, Bolívia-La Paz,Chile-Santiago de Chile, Colombia-Santa fé de Bogotá, Costa Rica-San José, Cuba-La Havana, Ecuador-Quito,El Salvador-San Salvador,España- Madrid,Guatemala-Ciudad de Guatemala,Filipinas-Monila,Guinea Ecuatorial-Malabo,  Honduras- Tegucigalpa,México-Ciudad de México,Nicarágua-Managua,Panamá- Ciudad de Panamá,Paraguai- Asunción,Peru-Lima,Puerto Rico-San Juan,República Dominicana-Santo Domingo,Uruguay-Montevideo,Venezuela-Caracas, Maruecos-Rabat

2 e 3) Argentino Argentina, Japones- Japonesa, Alemán, Alemana, Ingles- Inglesa, Sueco-Sueca, Suizo-Suiza, Mexicano-Mexicana, Italiano-Italiana, Frances Francesa,Holandes, holandesa

4) Mallorca,Menorca,Ibiza,Formentera

5)Venezuela,Colombia,Peru,Bolivia,Paraguay,Argentina,Uruguay.

9/05/13

Inglês: Language classroom





A: Excuse me.I' sorry, I'm late. Can I come in?
Com licença, sinto muito, estou atrasado.Posso entrar?

Can I drink some water?
Posso tomar água?

Can I go to the bathroom?
Posso ir ao banheiro?

Can I go out?
Posso sair?

Can I borrow your pen?
Eu posso pegar sua caneta?

Can you lend me your pen?
Você me empresta sua caneta?

How do you say______________ in English?
Como você diz_______________em inglês?

How do you say__________ in Portuguese?
Como você diz em__________ em Português?

What's the meaning of___________?
Qual o significado de__________?

Sorry, I have a question.
Desculpe,tenho dúvidas.



9/04/13

Língua Portuguesa: FONOLOGIA



FONOLOGIA: dos sons.A ( do grego= som, voz e log, logia= estudo, conhecimento) significa estudo dos sons.
  
                                                       FONEMA
    Os sons que essa parte da gramatica estuda são os fonemas( fono + ema=unidade sonora distintiva).

 Fonema-som
Letra-representação gráfica do fonema

    Um fonema pode ser representado por mais de uma letra do alfabeto.

        Fonema/S/

-letra s:sozinho,pensar
-letra c: cena, esquece
-letra x: máximo, contexto
-letra ss: assanhamento, esse
-letra sc: nascer, crescer

                                          Número de letras e número de fonemas

Podem ocorrer três situações:

-número de letras igual ao número de fonemas:
ex.: poesia: 6 letras e 6 fonemas
-número de letras menor do que o número de fonemas:
ex.: anexo: 5 letras e 6 fonemas ( x=ks)
-número de letras maior do que o número de fonemas:
ex.:passado: 7 letras e 6 fonemas ( ss=s )

                              Classificação dos fonemas

Os fonemas são classificados em:
1) Vogais

  As vogais são os fonemas sonoros produzidos por uma corrente de ar que passa livremente pela boca. Em nossa língua, desempenham o papel de núcleo das sílabas.

  As vogais são orais quando o som sai pela boca ( casa); e nasais quando o som sai pela boca e pelo nariz ( tampa).

   Quanto ao timbre, as vogais podem ser abertas ( a, é, ó ) e fechadas ( ê, i,ô,u).

2) Semivogais

   Os fonemas/i/e/u/, algumas vezes, não são vogais. Aparecem apoiados em uma vogal, formando com ela uma só emissão de voz ( uma sílaba). Nesse caso, esses fonemas são chamados de semivogais.

   pei-xe e vogal i semivogal                          te-sou-ro  vogal o semivogal u

3) Consoantes

Para a produção das consoantes, a corrente de ar expirada pelos pulmões encontra obstaculos ao passar pela cavidade bucal.


                                           EXERCÌCIOS
1)( Puc-SP) Nas palavras enquanto,queimar,folhas, hábil e grossa, constatamos a seguinte sequencia de letras e fonemas:
a) 8-7,7-6,6-5,5-4,6-5
b) 7-6, 6-5, 5-5, 5-5, 5-5
c) 8-5, 7-5, 6-4, 5-4, 5-4
d) 8-6, 7-6, 6-5, 5-4, 6-5
e) 8-5, 7-6, 6-5, 5-5, 5-5

2)(Puc- PR) Assinale a alternativa em que o x nunca é pronunciado como /ks/:
a) tóxico, máximo, prolixo
b) êxtase, exímio, léxico
c) máximo,êxodo, exportar
d) exportar, nexo, tóxico
e) exímio,prolixo, êxodo

Respostas: 1d 2c

História:Trepanação

Imaginem só um buraco de 2.5 a 5 cm de diâmetro, perfurado à mão no crânio de um homem vivo, sem qualquer anestesia ou assepsia, durante longos 30 a 60 minutos. Esta é talvez a forma mais antiga de cirurgia de cérebro conhecida, a chamada Trepanação (de trupanon grego, broca).
Foram achados crânios com sinais de trepanação praticamente em todas as partes do mundo onde o homem viveu. Esta é provavelmente, o procedimento cirúrgico mais antigo de todos. As primeiras descobertas históricas e médicas sobre a trepanação na antiguidade foram feitas em 1867, por E.G. Squier, na América do Norte, e por Paul Broca, na Europa. Existem evidências de que a trepanação já era realizada há mais de 40.000 anos atrás.
A trepanação foi realizada ao longo de todas as eras, provavelmente por razões diferentes. Foi praticada na Idade de Pedra, no Egito Antigo, na Grécia nos tempos pré-históricos e clássicos romanos, no Oriente Médio e Distante, entre as tribos célticas, na China (antiga e recente), na Índia, entre os Maias, Astecas e Incas, entre os índios brasileiros (Karaya e Eugano), nos Mares de Sul, e na África do Norte e Equatorial (onde ainda se realiza até hoje).
Nunca saberemos ao certo como e quando o homem primitivo chegou à descoberta da trepanação e as razões pelas quais ela era realizada. Os especialistas acreditam que de acordo com a cultura e com a época, a trepanação poderia realizada para os seguintes fins:
Rituais mágicos e religiosos, para trazer sorte e oferecer sacrifício, etc. Em muitas culturas (principalmente as que eram conhecidas como "adoradores de cabeças", porque atribuíam significado especial à cabeça e ao cérebro em sua religião), a trepanação era muito comum, e a placa redonda de osso tirada de um crânio era usada como um amuleto. Há a possibilidade que o número grande de crânios trepanados achados em postos militares fosse de inimigos, que eram usados como "provedores" destes amuletos.
Terapias feitas por curandeiros, principalmente devido à crença que ao abrir o crânio espíritos ruins ou demônios que habitariam o corpo do paciente seriam libertos. Estas trepanações podem então ser consideradas antecessoras das psicocirurgias, pois provavelmente as indicações mais comuns eram doenças mentais, epilepsia, cegueira e etc.
Para o tratamento de condições médicas legitimas tais como enxaquecas fortes, fraturas e feridas do crânio, osteomielite, encefalite, pressão intracranial elevada a hematomas, hidrocefalia e tumores de cérebro, etc. De fato, para algumas destas condições, a trepanação pode ter um efeito terapêutico real e ainda é utilizada desta forma por neurocirurgiões.
Nos Mares de Sul e em tribos africanas do norte (Rifkabyla e Hausa) e na Quênia (Kisi), a trepanação ainda é realizada, particularmente para aliviar feridas de guerra infligidas à cabeça. O Pai da Medicina, Hipócrates, escreveu instruções detalhadas sobre como fazer trepanações do crânio para uma variedade de condições médicas.
Até o século 18, na Europa bem como na Idade Média, a trepanação era muito comum como procedimento médico tais como as sangrias, ou seja; não tinha nenhuma utilidade médica real. A trepanação repetida era comum. Sabe-se que Príncipe Philip de Orange foi trepanado 17 vezes pelo seu médico. De La Touche, um médico francês, trepanou um paciente 52 vezes em um período de dois meses! Desde os tempos romanos, também muitos médicos acreditavam que as placas de osso (chamadas rondelles) tiradas de crânios trepanados, tinham valor terapêutico quando pulverizadas e misturadas com outras beberagens dadas aos pacientes para várias doenças.
A trepanação podia ser feita de duas maneiras: por abrasão de osso (usando uma pedra afiada ou uma faca de vidro vulcânico) ou serrando (usando trépanos semicirculares que cortavam por meio de um movimento circular constante, como era feito pelas civilizações de América Central e do Sul). Os egípcios inventaram o trépano circular, constituído por um tubo com bordas dentadas, que corta muito mais fácil por meio de rotação, e que foi usado extensivamente na Grécia e Roma, dando origem ao "trépano de coroa", usado na Europa entre o séculos 1 e 19. Uma das invenções principais em tecnologia de trepanação foi a espiga central, que era usada para centrar o movimento de rotação sobre o mesmo ponto do osso, de forma que uma precisão melhor fosse alcançada.

Quanto tempo levava uma trepanação cirúrgica?

Quando é feita em uma única sessão (sim, em algumas culturas a trepanação é feita em várias sessões, que podem levar até 12 dias!), ocupa de 30 a 60 minutos de serrar contínuo ou perfurar. Paul Broca, o onipresente neurocirurgião francês e antropólogo, determinou este fato experimentalmente em animais e cadáveres, em 1867.
Seria possível os pacientes sobreviverem a uma operação tão drástica, sem antibióticos, assepsia ou anestésicos?

É difícil de acreditar, mas julgando-se a partir do número de crânios que mostravam cura e regeneração do osso nas bordas, a proporção de pacientes que sobreviviam à provação de uma trepanação era bastante alta, de 65 a 70%. Em 400 crânios examinados por um pesquisador, 250 mostravam recuperação. Em tempos modernos (séculos 14 a 18) esta proporção era muito mais baixa e às vezes aproximava-se de zero. Birner (1996) cita que um trepanador "profissional" chamado Mery, perdeu todos seus pacientes em 60 anos de atividade. A causa mais comum de morte era infecção das meninges ou do cérebro como também hemorragias. Se estes fatores são cuidadosamente controlados (por exemplo, interrompendo a ação do trépano antes de tocar as meninges de cérebro), é uma operação relativamente segura. Em 1962, um neurocirurgião peruano executou uma trepanação em um paciente com trauma craniano, usando os instrumentos cirúrgicos do Peru antigo. O paciente sobreviveu.















9/02/13

Teologia: O ser e o Ter

O ser e o ter: Á luz da Teologia

Hoje, como no passado, a criatura humana sofre as mesmas necessidades, possui os mesmos conflitos, agasalha dentro de si as mesmas inquietações, diferenciadas, é lógico, pelas circunstâncias de tempo e de condicionamento de técnica.

Um dos mais constantes problemas que permeia o Espírito é a dificuldade de estabelecer uma relação harmoniosa entre o ter e o ser. Em diversas épocas da Humanidade formularam-se e discutiram-se teorias acerca da posse dos bens terrenos, sua necessidade para o Homem e sua moralidade perante as leis de Deus.

Aristóteles, o eminente filósofo grego da Antigüidade (384/322 a.C.), em sua obra Política, preceituava que o ser humano, para ser virtuoso, necessitava possuir alguns Bens, que seriam os do Espírito, do corpo e das coisas exteriores, sem os quais germens criminológicos poderiam levá-lo ao desequilíbrio.

A religião, em suas diversas épocas e tendências ideológicas, ora pregava que aqueles que possuíssem bens materiais não entrariam no Reino dos Céus e ainda queimariam no fogo do Inferno, fazendo apologia da escassez ou da miséria, na busca da realização pessoal; ora pregava que se reconheciam os escolhidos de Deus por serem bem sucedidos na vida sócio-econômica.

"A psicologia sociológica do passado recomendava a posse como forma de segurança. A felicidade era medida em razão dos haveres acumulados, e a tranqüilidade se apresentava como sendo a falta de preocupação em relação ao presente como ao futuro.

Aguardar uma velhice descansada, sem problemas financeiros, impunha-se como a grande meta a conquistar" 1

Mais recentemente, com a era tecnológica, apregoa-se a necessidade de possuir a maior quantidade possível de recursos materiais, tendo desde o essencial até ao supérfluo, sem se importar com a utilidade de tais aquisições, pois o importante é consumir e consumir.

Allan Kardec, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, assevera que os bens terrenos são poderosos elementos do progresso do Espírito, proporcionando o progresso intelectual e por conseqüência o progresso moral.

A posse é, segundo a Doutrina Espírita, uma necessidade que atende objetivos próprios, que não são únicos e exclusivos. O Espiritismo, portanto, não coloca o ter como causa imediata da felicidade, e sim como um meio e instrumento para atingir tal intento, criando condições para o indivíduo se educar e transformar os sentimentos conflituosos em harmoniosos, renovando-se intimamente.

Quando o indivíduo se encontra em estágio de infância psicológica, sendo egocêntrico e ególatra, cria mecanismos escapistas da personalidade, desumanizando-se e passando a categoria de semideus, desvelando caprichos infantis, irresponsáveis, que se impõem, satisfazendo as frustrações.

Revertendo esse quadro através da educação, metodologia da convivência humana e situações em que a Vida impõe mudanças, estrutura-se uma consciência de ser, antes de ter; de ser, ao invés de poder; de ser, embora a preocupação de parecer.

Sendo assim, o ter é elemento para ser, desde que não se abuse dele tornando-o pernicioso e prejudicial ao Espírito. Aplicando tais recursos de maneira sensata e lúcida experimenta o júbilo da realização, a imensa alegria do serviço, exteriorizada no bem estar que proporciona. Adquirindo, a pouco e pouco, a consciência de si mesmo, que é a meta existencial, consegue discernir entre o ter e o ser, vibrando o auto-amor que desdobra a bondade, a compaixão, a ação benéfica em favor do próximo.

Filosofia: Ter ou Ser

Ter ou Ser?
Erich Fromm


Ter ou Ser?
Erich Fromm
No sentido e com o objetivo em mente de abordar e ampliar temas
humanísticos de caráter filosófico e holístico vou fazer um resumo de uma obra
sobre dois conceitos tão fundamentais que estamos em permanente imersão
com eles diariamente. Tais conceitos expressam-se tão simplesmente por TER
e SER .
O principal objetivo deste resumo é introduzir a análise de dois modos básicos
de estar no mundo : o modo TER e o modo SER.
"Somos uma sociedade de gente visivelmente infeliz: sós, ansiosos,
deprimidos, destrutivos, dependentes – gente que se alegra quando matou o
tempo que tão desesperadamente tentamos poupar.
A nossa experiência social é a maior alguma vez feita no sentido de resolver a
questão de se o prazer poderá ou não ser uma resposta satisfatória para o
problema da existência humana. Pela primeira vez na História, a satisfação do
prazer não constitui apenas o privilégio de uma minoria. Tornou-se acessível a
mais de metade da população. Ser egoísta não se relaciona apenas com o
meu comportamento mas com o meu caráter. Ou seja : que quero tudo para
mim; que me dá prazer possuir e não partilhar; que devo tornar-me ávido,
porque, se o meu objetivo é ter, eu sou tanto mais quanto mais tiver; que devo
sentir todos os outros como meus adversários: os meus clientes a quem devo
iludir, os meus concorrentes a quem devo destruir, os meus trabalhadores que
pretendo explorar. Nunca poderei estar satisfeito, porque não existe fim para os
meus desejos; devo sentir inveja daqueles que têm mais e receio daqueles que
têm menos. Mas tenho de reprimir todos estes sentimentos para poder revelarme (aos outros e a mim próprio) como o ser humano sorridente, racional,
sincero e amável que toda a gente pretende ser.
"A paixão pelo ter conduzirá a uma interminável luta de classes.
Na sociedade medieval, como em muitas outras altamente desenvolvidas e
também nas sociedades primitivas, o comportamento econômico era
determinado pelos princípios éticos. O capitalismo do século XVIII foi sujeito a
uma mudança radical: o comportamento econômico foi separado dos valores
éticos e humanos. Com efeito, a máquina econômica devia ser uma entidade
autônoma, independente das necessidades e desejos do Homem. Foi um
sistema que decorreu naturalmente e de acordo com as suas próprias leis. O
sofrimento dos trabalhadores, assim como a destruição de um número sempre
crescente de pequenas empresas em nome do crescimento de corporações
cada vez maiores, foi uma necessidade que, ainda que pudesse ser lamentada,
havia que aceitar como o resultado de uma lei natural.
" O desenvolvimento deste sistema econômico não era já determinado pela
pergunta: O que é bom para o Homem? Mas por uma outra: O que é bom para
o crescimento do sistema?
Não é de considerar menos importante um outro fator: a relação das pessoas
com a Natureza tornou-se profundamente hostil. Sendo, como somos,
«fenômenos da Natureza», existindo dentro dela pelas próprias condições do
nosso ser e transcendendo-a pela dádiva da razão, tentamos resolver o
problema existencial desistindo da visão messiânica da harmonia entre a
Natureza e a Humanidade, optando por conquistá-la, transformá-la, de acordo
com os nossos interesses, até que essa conquista se tornou cada vez mais
semelhante à destruição. O nosso espírito de conquista e a nossa hostilidade
cegaram-nos para os fatos de que as fontes naturais têm os seus limites e
podem eventualmente esgotar-se, e de que a Natureza pode voltar-se contra a
violação humana.
A Sociedade Industrial despreza a Natureza. Uma nova sociedade só é
possível se ao longo do processo do seu desenvolvimento surgir um novo ser
humano, ou, em termos mais simples, se uma mudança fundamental ocorrer
na estrutura do caráter do Homem contemporâneo. Pela primeira vez na
história a sobrevivência física da raça humana depende de uma alteração
profunda do coração do Homem. Todavia, essa mudança terá de acompanhar
a dimensão das alterações econômicas e sociais ocorridas, capazes de dar ao
coração humano uma hipótese de mudar e coragem para o conseguir."
Numa cultura em que o objetivo supremo é o TER e ter cada vez mais até
parece uma função normal da vida que para viver necessitemos de ter coisas.
"TER e SER são dois modos fundamentais de experiência , a energia
específica de cada um determina as diferenças entre o caráter dos indivíduos e
os vários tipos de caráter social.
A grande diferença entre ser e ter é a que se estabelece entre uma sociedade
centrada sobre as pessoas e uma sociedade centrada sobre as coisas.
Imaginemos um indivíduo que procura a ajuda de um psicanalista e que
começa assim o seu discurso: « Doutor, tenho um problema; tenho insônias e
apesar de ter uma boa casa, uns filhos adoráveis e um bom casamento, tenho
muitas preocupações.»
O estilo do discurso mais recente indica o predominante grau de alienação. Ao
afirmar «Eu tenho um problema» em vez de « Estou preocupado» a
experiência subjetiva é eliminada: o eu ligado à experiência passa a ligar-se à
posse. Transformei o meu sentimento em qualquer coisa que possuo: o
problema. Mas «problema» é um termo abstrato para todos os tipos de
dificuldades. Eu não posso ter um problema porque ele não é uma coisa que
eu possua; todavia, ele pode possuir-me. Ou seja, eu transformei-me num
«problema» e estou agora à mercê daquilo que criei. Este tipo de linguagem
denuncia uma alienação inconsciente."
" Um exemplo simples do modo de existência ser ou estar é referir uma outra
manifestação do estar – a da incorporação. Incorporar uma coisa, por exemplo,
comendo-a ou bebendo-a, é uma forma arcaica de possuir. Até certo ponto,
durante a seu desenvolvimento, todas as crianças têm tendência a levar à boca
aquilo que desejam. Esta é a forma infantil de tomar posse, quando o
desenvolvimento físico não lhes permite ter outras formas de controlar os seus
haveres.
Consumir é uma forma de ter e talvez a mais importante de todas na atual
sociedade industrial da abundância. Consumir tem características ambíguas:
liberta a ansiedade, dado que aquilo que se tem não nos pode ser retirado;
mas ao mesmo tempo exige que se consuma cada vez mais, porque tudo o
que se consumiu depressa perde o seu caráter satisfatório. Os modernos
consumidores podem identificar-se pela seguinte fórmula: Eu sou igual ao que
tenho e ao que consumo."
" O principal motivo pelo qual raramente vemos sinais do modo ser de
existência, resulta do fato de vivermos numa sociedade voltada para a
aquisição de bens e obtenção de lucros.
Os estudantes que se incluem no modo ter de existência, ouvem uma lição,
escutando as palavras e entendendo a sua estrutura lógica e o seu significado.
Mas o conteúdo não passou a fazer parte do seu sistema individual de
pensamento, enriquecendo-o e ampliando-o.
A memória confiada ao papel é outra forma de alienar a lembrança. O escrever
tudo aquilo de que queremos lembrar-nos dá-nos a certeza de ter essa
informação e não tentamos gravá-la no cérebro. Estamos seguros da nossa
posse; só que, quando acontece perdermos as nossas notas, perdemos
igualmente a nossa memória de informações. A capacidade de lembrar
abandonou-nos, quando o nosso banco de memórias se tornou uma parte
exterior a nós, sob a forma de apontamentos.
Se considerarmos a multidão de informações que na sociedade
contemporânea é necessário reter, teremos de considerar que uma certa dose
de apontamentos e referências depositadas em livros é inevitável.
Curiosamente alguns indivíduos analfabetos, ou que escrevem pouco, têm
memórias, de longe, superiores, aos habitantes instruídos dos países
industrializados. Entre outros fatos, isto sugere-nos que a instrução não
constitui de forma alguma a tão alardeada benção, principalmente quando é
utilizada na leitura de matérias que empobrecem a capacidade de experimentar
e de imaginar."
"Durante um diálogo enquanto as pessoas do ter confiam no que possuem , as
do ser confiam no que são , de que estão vivas e de que algo de novo irá
nascer, se tiverem coragem de se soltar e responder. Tornam-se totalmente
vivos durante a conversa, porque não são sufocados pela preocupação ansiosa
daquilo que têm. A sua vivacidade é contagiosa e muitas vezes ajuda a outra
pessoa a ultrapassar o seu egocentrismo.
O que é verdade para o diálogo é igualmente verdade para a leitura, que é – ou
deveria ser – uma conversa entre o autor e o leitor. É claro que na leitura (do
mesmo modo que na conversa) é importante quem estamos a ler (ou com
quem estamos a falar).
Outra diferença entre os modos de ter e ser encontra-se na forma como é
exercida a autoridade.
Antes de entendermos a autoridade nos dois modos, há que reconhecer que
«autoridade» é um termo com dois sentidos totalmente diferentes: tanto pode
ser «racional», como «irracional». A autoridade «racional» baseia-se na
competência e ajuda a pessoa , que com ela aprende, a crescer. A autoridade
«irracional» assenta no poder e serve para explorar o indivíduo que a ela está
sujeito.
A autoridade segundo o modo ser, assenta, não apenas na competência que o
indivíduo possui para executar determinadas tarefas, mas em igual medida, na
própria essência de uma personalidade que atingiu um elevado grau de
evolução e integração. Tais seres irradiam autoridade e não necessitam de dar
ordens, ameaçar ou subornar. São indivíduos altamente desenvolvidos que
demonstram, através do que são- e não pelo que dizem ou fazem – tudo o que
os seres humanos podem vir a ser."
Ter conhecimento e saber
"A diferença entre os modos de ter e ser na área do conhecimento é formulada
em duas expressões: «eu tenho conhecimento» e « eu sei».Ter conhecimento
é tomar posse e manter o conhecimento disponível (informação); Saber é
fundamental e serve apenas como um meio durante o processo de
pensamento criativo.
O Amor
O amor tem igualmente dois significados, que dependem de nos referirmos ao
modo ter ou ser.
Pode ter-se amor? Para que tal fosse possível, ele teria de ser uma coisa, uma
substância passível de ser possuída. A verdade é que não existe essa coisa
chamada «amor». «Amor» é uma abstração, talvez uma deusa ou um ser de
natureza diferente, embora nunca ninguém o tenha visto. Na verdade existe
apenas o ato de amor. Amar é uma atividade criadora. Supõe preocupação
com o outro, conhecimento, resposta, afirmação, gosto pela pessoa, a árvore, o
quadro ou a idéia que se ama. Implica trazer à vida, aumentar a alegria, dele
ou dela. É um processo de auto-renovação e auto-crescimento."
" As normas pelas quais a sociedade se rege, moldam também os traços de
caráter social dos seus membros. Numa sociedade industrial eles são: o desejo
de adquirir propriedades, de as manter e de as aumentar, ou seja, de extrair
delas o lucro, e os proprietários são admirados e invejados como seres
superiores. Mas a grande maioria das pessoas não tem qualquer propriedade
no sentido de capital e de bens capitais e uma questão intrigante se coloca:
como podem tais pessoas satisfazer ou mesmo enfrentar a sua ânsia de
aquisição e posse de propriedade, ou como se podem sentir possuidores
quando não têm absolutamente nada que lhes permita, neste contexto,
referenciarem-se.
É claro que a resposta óbvia é que mesmo os indivíduos pobres em
propriedades possuem qualquer coisa, e prendem-se às suas pequenas
posses do mesmo modo que os donos do capital se prendem às suas. E tal
como eles, os pobres vivem obcecados pelo desejo de preservar o que têm e
de o ver aumentado, ainda que uma quantia ínfima (poupando um escudo aqui
, um escudo ali).
Talvez a maior satisfação não resida tanto na posse de bens materiais quanto
na de seres vivos. Numa sociedade patriarcal, até o mais pobre dos homens da
classe mais miserável pode ser proprietário, no seu relacionamento com a
mulher, os filhos, os animais, em relação aos quais se sente dono absoluto.
Quer o objeto que se adquire seja um automóvel, um vestido ou um acessório,
após algum tempo de uso, as pessoas cansam-se dele e é mais atraente
desfazer-se do «antigo» e comprar o «último modelo». Aquisição posse e uso
transitório deitar fora (ou, se possível, troca vantajosa por um modelo melhor)
nova aquisição, constituem o ciclo vicioso da compra consumista, e o lema
de hoje, poderia ser:«O novo é belo».
Talvez o exemplo mais gritante do fenômeno do consumismo seja o automóvel
privado. O nosso tempo merece ser apelidado de «Idade do Automóvel», pois
toda a sua economia tem sido construída à volta da sua produção, e toda a
nossa vida é, em grande parte, determinada pela subida e descida do mercado
de consumo automóvel.
O sentimento de propriedade manifesta-se, igualmente, noutros tipos de
relação, por exemplo, para os médicos, dentistas, advogados, patrões,
trabalhadores. As pessoas no seu discurso referem-se a eles como «o meu
médico», «o meu dentista», «os meus empregados», etc., mas para além da
sua atitude de posse em relação aos outros seres humanos, experimentam,
igualmente, esta atitude com um número infindável de objetos. Vejamos, por
exemplo, a saúde e a doença. Cada um fala da sua saúde com um absoluto
sentimento de propriedade, referindo-se às suas doenças, às suas operações,
aos seus tratamentos, aos seus medicamentos, às suas dietas. Consideram
claramente a saúde e a doença como propriedades.
Ainda que me pareça ter tudo, eu não tenho – na realidade – nada, dado que
as minhas posses e o meu controlo sobre um objeto não passam de um
momento transitório durante o processo de viver.
Em resumo, a frequência e intensidade do desejo de partilhar, dar e sacrificar
não devem surpreender-nos se levarmos em conta as condições de existência
da espécie humana. O que é surpreendente é o fato de esta necessidade ter
podido ser reprimida ao ponto de fazer dos atos de egoísmo a regra, nas
sociedades industriais e de fatos de solidariedade a exceção. Mas,
paradoxalmente, este mesmo fenômeno é causado pela necessidade de união.
Uma sociedade cujos princípios são a aquisição, o lucro e a propriedade,
produz um caráter social orientado para o ter e, uma vez estabelecido o padrão
dominante, ninguém quer um marginal ou um proscrito; a fim de evitar este
risco, todos se adaptam à maioria, que tem apenas em comum o antagonismo
mútuo.
Como consequência desta atitude preponderante de egoísmo, os dirigentes da
nossa sociedade acreditam que as pessoas podem ser motivadas apenas pelo
incentivo de vantagens materiais, ou seja, através de recompensas e que não
reagirão aos apelos da solidariedade e do sacrifício. Portanto, com exceções
dos tempos de guerra, estes apelos raramente são feitos, e as hipóteses de
observar os possíveis resultados perdem-se por completo.
Apenas uma estrutura sócio-econômica e um quadro da natureza humana
radicalmente diferentes poderiam mostrar outra maneira de influenciar
positivamente as pessoas.

Noções de direito: O ser e o Ter

O Ser e o Ter: a sua Importância na Formação da Moral do Direito


A sociedade passa por várias transformações, sobretudo, no campo das relações humanas. Atualmente, o ser humano tem privilegiado o “Ter”, como sinônimo de grande apego  aos bens  materiais, e não se preocupa  com o “Ser”, que se pode definir como a  busca de virtudes. Dá-se maior valor àquilo que o dinheiro  pode comprar, as pessoas valem pelo patrimônio material que têm e não pelas qualidades que possuem.
Na tabela de valores, a vida está no topo, é o bem mais precioso tutelado. É preciso ressaltar a importância da família, é nesta que tudo surge e consolida, assim como a formação do caráter  moral dos filhos.
 O  Ser  humano nasce  inserto no seio familiar, estrutura básica social, de onde se  inicia  a moldagem de  suas  potencialidades com o propósito  da convivência em sociedade  e na busca  de sua realização pessoal; Os pais,   como totais responsáveis  na formação moral  dos filhos, onde há  uma relação de equilíbrio entre o material e a moral,  o “Ser”  representando o afeto e o material o “Ter”.            
 De  forma simplificada,  pode-se  explicar  da  seguinte maneira; sabe-se   que o recém- nascido obtém satisfação de suas necessidades através  dos cuidados de sua mãe, ou de quem desempenha o papel. Tal atividade garante a formação das primeiras relações sociais da pessoa com o mundo e o cultivo de virtudes que possibilitem conhecer a natureza  da existência  no mesmo. Pais que optam por certos valores e se comprometeram com eles, cada filho que vem ao mundo  não tem que desenvolver a tarefa hercúlea e problemática de tratar de descobrir, porque com valores adquiridos  vale a pena arriscar e viver a vida.
A descoberta de verdadeiros valores humanos tem uma grande  importância  para a motivação  da vontade humana; Optar por certos valores significa escolher, entre os melhores, aqueles que mais convenham em uma família concreta com as circunstâncias atuais para o desenvolvimento pessoal de cada membro e para a melhoria familiar.
Descrever o “Ser” e o “Ter”, é uma relação dentro de uma sociedade atual modificada pela globalização, pelo capitalismo, fazendo com que o comportamento econômico sendo desmembrado  dos valores éticos e humanos, uma sociedade industrial  que despreza a natureza, onde que “estar  junto” e sem necessário se compreender e nenhuma necessidade compartilhada. Numa cultura em que o objetivo supremo é o “Ter” e ter cada vez mais até parece uma função normal da vida, “Ter” e “Ser” são dois mudos fundamentais de experiência, a energia de cada um determina as diferenças entre o caráter dos indivíduos e os vários  tipos  de caracteres sociais.
A grande diferença  entre o “Ser” e “Ter”  é  que se estabelece uma sociedade centrada sobre as pessoas e uma sociedade centrada sobre as coisas. A busca de um padrão humano querendo ser “mito”, conflitos  interiores, falta de harmonia em relação ao corpo e pele e constante moldagem da imagem perfeita  para si .
O “Ter” quando não alçado, sua transcendência faz-se remeter  a sérias barbáries, suicídios decorrentes de frações, é consequência deste excessivo rigor com que se impõe o êxito de uma cultura  que não deixa espaço para erros. Há que se desencadear  uma sanidade  mental, suportar a pluralidade, uma limpidez de consciência que permita enxergar a realidade sem distorção, saber que as virtudes afastam o sofrimento quando ele é necessário e dão forças para suportá-lo quando ele é inevitável. Considerar  as condições da existência com a vida devida sensatez, agir movido por sentimentos nobres seguindo a premissa de que foram feitas para vida, não a vida  para as coisas, valorizando o código de ética que preze a amizade e encontrar a paz e harmonia que devem ser o objetivo maior  do ser humano para o bem da própria humanidade.