Instagram

10/20/20

Romances de Bárbara Cartland

Nunca leu nenhum destes livros? Alguém à sua volta já. São todos da inglesa Barbara Cartland, a autora mais traduzida para o português, segundo índice de monitoramento da Unesco, com 324 edições publicadas no Brasil.

Cartland, morta aos 98 anos, em 2000, foi massificada no país por meio de coleções vendidas em bancas e hoje tem sua obra difundida até em ebooks e audiobooks, ganha páginas de admiração nas redes sociais e faz a cabeça de mulheres que sonham com romances envolvendo mansões vitorianas e paixões incandescentes. Mas em tons mais inocentes do que os 50 tons de cinza tornados best-sellers.

No mundo inteiro, Agatha Christie, Julio Verne e William Shakespeare lideram as listas de obras mais traduzidas. No Brasil, a senhora dos livros é Cartland. Agatha Christie fica em segundo (307 edições), e o escritor de autoajuda Joseph Murphy em terceiro (244). O autor de renome literário com mais obras traduzidas para o país é Gabriel García Márquez (123), em décimo. Em relação a obras brasileiras traduzidas no mundo, Paulo Coelho lidera (1.030 edições), Jorge Amardo fica em segundo (416) e Leonardo Boff, autor da Teologia da Libertação (298), é o terceiro, de acordo com o Index Translationum, mantido pelo organismo da ONU.

Barbara Cartland escreveu 723 livros, que foram traduzidos para 38 países. O Livro dos Recordes atribuiu a ela os títulos de autora com mais de um bilhão de livros vendidos no mundo e de mais obras escritas em um mesmo ano: 26, em 1985, média de um livro a cada duas semanas. “Foi a mais prolífica autora do século XX. Ela deixou assombrosos 160 manuscritos não publicados. Estes excitantes novos romances formam ‘The Barbara Cartland Pink Collection”, Ian McCorquodale, seu filho mais velho é responsável pela comercialização de sua obra, no site que leva o nome da autora.
⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️vale a pena ler todos os romances da autora!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário