Instagram

1/31/14

Psicologia da educação:Pobreza afeta capacidade mental das pessoas, segundo estudo



Os esforços para enfrentar problemas materiais básicos esgotam a capacidade mental das pessoas pobres, o que as deixa com pouca energia cognitiva para se dedicar à sua educação, destacou um estudo publicado esta quinta-feira nos Estados Unidos.


Esta mobilização de capacidades cerebrais para superar situações estressantes, como a incógnita de saber se haverá dinheiro suficiente para alimentar a família ou pagar o próximo aluguel, pode representar uma redução de 13 pontos no coeficiente intelectual (CI) de uma pessoa, isto é, uma queda de 10% com relação à média da população.
Uma diminuição deste tipo das capacidades mentais equivale àquela que um indivíduo sofre ao perder uma noite de sono, explicaram os cientistas, cujo estudo foi publicado na revista americana Science.
"Para muitos pobres, estes problemas se tornam tão persistentes que é difícil se concentrar em outras coisas como educação, formação profissional ou inclusive a organização do tempo", explicou Sendhil Mullainathan, economista da Universidade de Harvard, um dos principais autores do estudo.
"Isto não significa que os pobres sejam menos inteligentes que os demais, mas que a pobreza mobiliza muita energia mental", insistiu. "É como um computador que é lento porque está carregando um vídeo longo demais".
"A pobreza costuma ser vista como resultado de fracasso pessoal ou a consequência de ter sido criado em um ambiente desfavorável, mas nosso estudo mostra que a falta de recursos financeiros pode, por si só, deteriorar as funções cognitivas", disse Jiayingt Zhao, professor adjunto de psicologia da Universidade da Columbia Britânica, no Canadá.
Para este estudo, os cientistas fizeram experimentos com 400 pessoas escolhidas ao acaso em um centro comercial de Nova Jersey (leste dos EUA) entre 2010 e 2011, com renda anual média de 20.000 a 70.000 dólares.
Os cientistas submeteram os participantes, divididos em dois grupos, um formado por ricos e outro por pobres, a situações diferentes, como ter que fazer um grande conserto no carro (ao custo de 1.500 dólares) ou pagar uma conta muito mais barata (150 dólares), e os submeteram a testes cognitivos e de controle.
Confrontados a problemas financeiros facilmente superáveis, os pobres obtiveram resultados comparáveis aos ricos nestes testes. Mas com problemas econômicos onipresentes, os menos favorecidos registraram resultados claramente inferiores às provas, com uma diferença de até 13 pontos de CI.
Os autores do estudo repetiram este experimento na Índia com agricultores que cultivavam cana-de-açúcar e que recebiam o fruto de seu trabalho uma vez por ano. Eles comprovaram que ficavam mais ricos um mês depois da colheira e muito pobres um mês antes de terminar seus ganhos do ano anterior.
Quando submetidos aos mesmos testes cognitivos feitos pelos grupos de Nova Jersey, os agricultores indianos vieram aumentar seu CI em quase 10 pontos depois da colheita em relação ao mês anterior, afirmaram os cientistas.
Os resultados destes trabalhos poderiam ter implicações no campo das políticas sociais e inspirar soluções para problemas vinculados à pobreza, sem aumentar ao contrário a quantia de ajuda financeira. Segundo eles, se trataria sobretudo de atender às preocupações que fazem reduzir a carga cognitiva dos pobres.
"Um dos grandes desafios nos Estados Unidos para as famílias de baixos rendimentos é encontrar uma creche para seus filhos", informou à AFP Eldar Shafir, professor de psicologia da Universidade de Princenton, outro co-autor do estudo.
"É um enorme peso sobre suas capacidades mentais que, se não existisse, permitiria a estas pessoas ir trabalhar e aumentar seu CI", avaliou, destacando que "o sistema de apoio aos pobres está mais desenvolvido na Europa" do que nos Estados Unidos.
http://noticias.terra.com.br/mundo/estados-unidos/

Psicologia da educação: QI 186

Gregory Smith – QI 186

O garoto prodígio foi o mais jovem graduado a mestre pela Universidade de Virginia, com apenas 16 anos. Seu histórico diz que Smith foi capaz de memorizar e recitar livros aos 14 meses, e somar números aos 18 meses.
Hoje, ele viaja pelo mundo como um ativista da paz lutando pelos direitos das crianças. Seu trabalho já foi nomeado 4 vezes ao prêmio Nobel da Paz.


Pscologia da Educação: QI 180

Benjamin Netanyahu, James Woods, John H. Sununu, – QI 180


Há 3 pessoas vivas e empatadas com QI de 180 pontos. São Elas:

Benjamim Netanyahu – É um influente politico israelense, atual primeiro ministro de Israel. Nasceu em Tel Aviv mas foi nos Estados Unidos que viveu boa parte de sua juventude, onde se formou em arquitetura e fez mestrado em Administração na Massachusetts Institute of Technology. Também estudou Ciência Politica no M.I.T. e na Universidade de Harvard. A partir de então descobriu sua vocação politica.
James Woods – É um grande ator americano conhecido por atuar em grandes clássicos, e também por ganhar 3 prêmios Emmy e dois Oscar. Sua inteligencia e raciocínio rápido teve grande destaque desde sua infância, ao qual, era considerado um gênio para a sua idade. James, a principio cursou Ciências politicas no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, mas desistiu após se envolver ativamente com o grupo de teatro “Dramashop”. Mais tarde, após conclusão, foi direto para os palcos da Broadway.
John H. Sununu – Com 73 anos, não se sabe se ainda é considerado um dos mais inteligentes, mas foi registrado a alta pontuação de QI 180 para esse Cubano que também fez sucesso, ele alcançou um dos mais altos cargos americanos. Foi chefe de gabinete da Casa Branca na gestão do então presidente Jorge W. Bush, mas antes, foi governador do estado New Hampshire.

Mensagem do dia


Psicologia da educação:Talento para a panificação








Talento para a panificação

Padeiros Famosos, você já pensou que eles são grandes chefs de cozinha? É isso mesmo, a profissão padeiro já deteve grande status social durante os séculos, sendo até considerada a profissão mais sexy do mundo, afinal no início dos anos 90, os padeiros entregavam os pães em casa, onde as donas-do-lar estavam sozinhas. Daí a frase “filho do padeiro”, tão comum no Brasil.
Obviamente é preciso curso de panificação para tornar-se um padeiro de qualidade. Porém, como em todas as profissões atuais, o destaque está cada vez mais difícil de ser alcançado. Esforço e dedicação podem unir o padeiro da esquina ao conjunto de padeiros famosos. Este nicho existe e é muito bem reconhecido no mercado.

Atualmente os padeiros famosos mais lembrados e que marcaram história são:
Lionel Poilâne: O nome Poilâne é, por muitos padeiros e chefs de cozinha, considerado uma referência na padaria. A primeira boulangerie (padaria em francês) Poilâne foi criada em 1932. Foi um sucesso pois o padeiro usava fermentação natural, forno à lenha e farinha moída na pedra. O filho do padeiro Lionel Poilâne foi adaptando as técnicas e manteve a linha d e pensamento do pai. O resultado foi uma visão prática de padaria, sem dispensar as técnicas e revolucionando a produção, mas privilegiando o artesanal. A única máquina de padaria utilizada é uma misturadeira. Desta forma, foi desenvolvido o pão Poilâne distribuído no mundo todo. Os pães costumam ter 2 quilos e são elaborados rusticamente. O sistema de Poilâne não permite uma produção descontínua, ou seja, cada padeiro é responsável pelo pão que faz do início ao fim, mesmo que de forma industrial. Tá ótimo para ser um padeiro e confeiteiro famoso não é?


Eric Kaiser: Natural da França, Eric foi dono da padaria boulangerie Kaiser em Paris e aos poucos foi se especializando em padaria fina e de alta qualidade. Por ter desenvolvido uma fórmula muito eficaz de fermento natural, seu nome ganhou as ruas da França, Lisboa, Japão e muito mais. Desta forma, Eric Kaiser virou uma marca de padaria, tendo as filiais vendidas por todo o mundo. O grande diferencial de Eric Kaiser é não usar produtos nem ingredientes congelados. Tudo é muito fresquinho! A paixão do francês por pães o colocou em primeiro lugar na lista de Padeiros Famosos. Kaiser também inventou o pão Kaiser e o pão de nozes.

Eric Kaiser tornou-se o principal nome entre os atuais padeiros famosos.

Eric Kaiser uniu paixão e empreendedorismo, tornando-se marca referência em padaria fina - Padeiros Famosos.
Agora que você já sabe um pouco da história dos padeiros mais famosos do mundo, que tal investir na carreira e aperfeiçoamento?

Mensagem do dia


Pscologia da Educação: Talento musical


Psicologia da educação: Talento musical, Tetê Espíndula!

Talento musical : Tetê Espíndula!

Tetê Espíndola, nasceu em uma família bem humilde, mas de forte talento musical. Desde pequena sempre gostou de ouvir música clássica. Aos 8 anos já gostava de ouvir conjuntos paraguaios tocar nas rádios. Ouvia Beatles, Jovem Guarda, Janis Joplin e Bossa Nova, que marcaram sua adolescência. A menina pobre que morava no mato sonhava um dia poder cantar e concretizar seu sonho de subir aos palcos, pela emoção que sentia ao ouvir canções.
É irmã de Humberto Espíndola, que depois de muito batalhar se tornou artista plástico de renome internacional. Foi pelo irmão e pela mãe, Alba Miranda, que começou a se interessar por música, desenvolvendo sua arte, ainda oculta, que é sua voz.
Começou a desenvolver os dons artísticos entre as sessões de teatro que a mãe e o irmão encenavam em casa, para se divertir, e ouvindo rádio. Sua mãe cantava muito em casa, o que a fascinava, querendo a cada dia ser cantora.
Sua veia artística também era influenciada por seus primos-trigêmeos que se apresentavam em grandes orquestras, tocando piano a seis mãos. Depois de muito trabalhar, eles conseguiram ficar importantes e tocar para Getúlio Vargas.
Tetê possuía muita cumplicidade com os irmãos. O primeiro de fato a introduzir-se na música e aprender a tocar violão foi o irmão Sérgio, que ensinou ao outro irmão, Geraldo, e ele ensinou a caçula Tetê. Ela tem seis irmãos: Alzira, Geraldo, Humberto, Jerry, Sérgio e Celito.
Era evidente que a música entretia os irmãos em casa, já que todos tocavam ou cantavam. Em 1968, os irmãos Tetê, Geraldo, Celito, Sérgio e Alzira, com permissão dos pais, decidiram ganhar dinheiro e trabalhar no que gostavam e assim formaram o grupo Luz Azul e passaram a executar cantorias na estrada que liga Campo Grande a Cuiabá.
E foi nos arredores de Mato Grosso do Sul, cantando com os irmãos, de cidade em cidade, que Tetê se descobriu, num local muito especial para ela, chamado Chapada dos Guimarães, ao lado de passarinhos e da cachoeira do Véu da Noiva que Tetê descobre a sua voz aguda, ouvindo nas matas o eco de sua voz, ela pôde perceber que era uma voz totalmente diferente de todas que ela já ouvira em rádios. Não era nem forte nem leve, era uma voz aguda, um som que alternava entre doce e dramático. Isso despertou curiosidade na menina e começou a testar sua voz cantando todos os dias.
Aos 14 anos, Tetê ganhou um festival de música em Campo Grande, com a letra que seu irmão Geraldo escreveu: Sorriso. A partir deste dia, Tetê começou a pensar em seguir carreira em outros estados.
Após anos cantando para o público de Campo Grande, em 1977 o Grupo Luz Azul decide ir para a Cidade de São Paulo tentar carreira. Tetê, com seus 20 anos, sonhando em concretizar seu desejo de infância, com apoio dos irmãos e assim vendo a cada dia seu sonho de menina mais perto.
Vão primeiro Celito e Tetê. Eles chegam e começam a tocar em barzinhos. Eles fizeram tanto sucesso que gravadoras passaram a querer contratá-los.
Os dois vendo que estavam se consolidando, abriram espaço para os outros irmãos se transferirem de vez para São Paulo, já que na Terra da Garoa parecia ser promissora a carreira musical.
Os irmãos fazem testes em gravadoras e passam. Acabam por fechar contrato com a Polygram/Phillips, e a pedidos da própria gravadora, mudam o nome Luz Azul para Tetê e o Lirio Selvagem, lançando assim seu primeiro trabalho em 1978. Em 1979, Tetê o e Lírio Selvagem se desfaz, a gravadora decide lançar Tetê em um disco solo - Piraretã.
Tetê e os irmãos lançaram em 1978 o álbum Tetê e o Lírio Selvagem, pela gravadora Polygram, trazendo composições próprias dos irmãos, que escreviam as letras.
Em 1980 lançou o disco Piraretã, que marcou o encontro de Tetê com Arrigo Barnabé. Tetê foi a primeira a gravar uma musica dele, Tamarana, em parceria com o Paulo Barnabé. A partir daí os irmãos passam a seguir carreira solo, cada um gravando seus discos, e todos fizeram muito sucesso. Mas os irmãos não pararam de gravar discos juntos, já que as vezes gravavam, pois gostavam de estar juntos onde quer que fosse, só que cadaum gostava de seu espaço e de estilos alternativos.
Em 1981, ao lado de Arrigo Barnabé, defendem a valsa Londrina(valsa que Arrigo escreveu), no MPB Shell, que recebe o prêmio de melhor arranjo por Cláudio Leal.
Em 1982, entre muitas experimentações sonoras feitas através de sessões com Stenio Mendes e Theophil Mayer (inclusive exibido pela TV Cultura em um especial), surge o disco Pássaros na garganta pela gravadora Som da Gente, aclamado pela crítica, e onde a estética do som é batizada por Arrigo Barnabé de sertanejo lisérgico.
Em 1985, Tetê vence o Festival dos Festivais da Rede Globo com a canção Escrito nas estrelas, composição do marido Arnaldo Black com Carlos Rennó, que bate recordes de execução e vendagens, dando-lhe o disco de ouro. Em 1986, como parte do cronograma da gravadora Barclay/Polygram, segue-se o disco Gaiola, onde executam uma gigantesca turnê pelo Brasil.
Tetê tem muitas outras facetas artísticas além de cantora: Dubla, atua e fez a trilha sonora do filme Mônica e a Sereia do Rio (de Maurício de Sousa) dirigido por Walter Hugo Khouri; e faz uma participação no curta Caramujo-Flor, de Joel Pizzini, junto com Almir Sater, Aracy Balabanian, Ney Matogrosso e outros artistas de Mato Grosso do Sul.
Como representante brasileira, participa do Festival The concert voice, em Roma, no ano de 1988, sua primeira viagem internacional.
Em 1989, canta no New Morning (Paris) e no Festival de Jazz da Bélgica. Com uma bolsa da Fundação Vitae, em conjunto com Marta Catunda e Humberto Espíndola vão rumo á Amazônia numa expedição em busca do canto do uirapuru, onde gravam uma série de sons de pássaros, que depois de catalogado, e parte das experimentações musicais feitas por Tetê na Amazônia, gera o disco Ouvir/Birds (1991).
Tetê passa alguns anos se dedicando à família e em 1998, junto com a irmã Alzira, gravam o disco acústico só de canções regionais/tradicionais - Anahí, sucesso de venda e de público nos concertos que lotaram uma agenda de 2 anos. Quando então, aparece o excelente disco Vozvoixvoice, dirigido e produzido por Phillipe Kadosch, no qual o conceito aplica-se em fazer da voz, todos os instrumentos (baixo, bateria, guitarra, sopros, etc.). Em 2003, Tetê participa em dois projetos junto com a família - Espíndola canta e O que virou, e em 2005 lança o disco Zencinema só com canções de Arnaldo Black.
Em 2006 e 2007 participou de várias apresentações com a soprano Adélia Issa. Ainda em 2007 lança o disco Evaporar completamente produzido no Mato Grosso do Sul, desde a escolha de músicos à finalização do trabalho.
Tetê é dona de imensa extensão vocal e um raro timbre de voz agudíssimo. Tetê Espíndola é uma das cantoras mais originais da música brasileira. Seu trabalho incorporou pesquisas de vanguarda realizadas com sons de pássaros, influência de temas regionalistas e fusões do acústico com o eletrônico. Fez muito sucesso em todas as músicas que compôs, especialmente a canção Escrito nas Estrelas. Sua voz e seu doce toque ao violão emocionou muito a todos na gravação de O cio da terra.
Vida Pessoal.

É casada há mais de 30 anos com Arnaldo, que é compositor e violonista e por muitos anos foi seu parceiro musical. Tem dois filhos, Patrícia e Dani Black, também músico

Psicologia da educação: Talento musical; Christopher Wakeman

Talento musical: 

Rick Wakeman  melhor tecladista do mundo.

Richard "Rick" Christopher Wakeman (Londres, 18 de maio de 1949) é um tecladista de rock progressivo britânico. Ele é um pianista clássico treinado, e tornou-se bastante famoso por sua virtuosidade. Nos primeiros anos de sua carreira ele foi um pioneiro no uso de teclados eletrônicos e seu nome tornou-se sinônimo de tecladista cercado por uma vasta gama de equipamentos.

Wakeman alcançou a fama em 1970 tocando com a banda The Strawbs, juntando-se ao Yes em 1971. Ele entrou e saiu da banda pelo menos quatro vezes, reflexo de um relacionamento turbulento com o grupo. Em 2002 ele voltou ao Yes pela quinta vez.
Rick Wakeman é considerado um dos pais do Rock Progressivo e do Rock Sinfônico. Wakeman é um tecladista brilhante, sendo considerado por muitos, como as mãos mais ágeis dentre todos os tecladistas. Utiliza pianos acústicos, elétricos e eletrônicos; sintetizadores; Minimoog; Mellotron; todos os tipos de teclados; órgãos, órgão Hammond; clavicórdios e tudo que tenha teclas.
Wakeman produziu centenas de álbuns com os mais variados temas. Desde lendas míticas da antiga Inglaterra até o Espaço Sideral, passando por reis, rainhas, temas astrológicos, trilhas sonoras para filmes dentre outros. Produziu tantos álbuns em sua carreira musical que nem mesmo o próprio tem certeza de quantos álbuns produziu ou participou ao todo.

Dois de seus filhos, Adam Wakeman e Oliver Wakeman, também seguiram a carreira de tecladistas, sendo o filho Oliver o que mais se aproxima do estilo do pai. Adam Wakeman é o atual tecladista da banda de heavy metal Black Sabbath e toca muito com o pai aparecendo em diversos álbuns e shows.
Recentemente, no final de 2008, Wakeman foi convidado formalmente pela realeza britânica para celebrar os 500 anos da ascensão de Henrique VIII ao trono inglês com um de seus espetáculos o que deu origem ao show "The Six Wives of Henry VIII Live at Hampton Court Palace" lançado em CD, DVD e Blu-Ray. O show foi realizado em um dos castelos construídos por Henrique VIII, o Hampton Court Palace e reuniu uma orquestra com 70 integrantes, um coral de 40 vozes, um quinteto de rock e diversos convidados especiais.
Em 2012, ele esteve novamente em turnê pela América Latina. Tocou na Argentina, no Chile e no Brasil. Em território brasileiro, se apresentou em Novo Hamburgo, Porto Alegre e São Paulo.

Psicologia da Educação: Super dotação- pequenas informações



Artes: Moda

Alta-costura (do francês haute couture) refere-se à criação em escala artesanal de modelos exclusivos, frequentemente bordados exclusivos com pedrarias e metais preciosos, vendidos por altos preços para clientes abastados . O preço de um vestido de alta-costura, assinado por um estilista iniciante, não custava menos do que 15.000 euros, em janeiro de 2011. Para modelos bordados, havia um acréscimo de, pelo menos, 45.000 euros. Numa grande maison, o preço dobra.


mensagem do dia


Psicologia da educação: Talento para cabelos; Rodrigo Cintra







"A sua imagem, diz para os outros quem você é"

Nascido em São Paulo em 1979 hoje com 34 anos, Rodrigo Cintra é um dos profissionais mais requisitados para palestras e workshops em todo Brasil. Contratado pelas maiores empresas de cosméticos nacionais e multinacionais, ministra cursos para mais de 15.000 cabeleireiros por ano.

Hoje com 21 anos de profissão, atende sua numerosa clientela no renomado salão Studio W no shopping Iguatemi em São Paulo.

Cabeleireiro exclusivo do programa Esquadrão da Moda, também já participou de diversos programas sendo hoje o cabeleireiro com maior número de aparições em televisão no Brasil.

Autor de dois livros e responsável por diversas capas e editoriais das principais revistas femininas, foi eleito entre os dois melhores cabelereiros do país pela revisa Cabelos & Cia e Portal UOL.

"Visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal, que revela as qualidades interiores e exteriores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e da linguagem visual, personalizando um estilo para cada ser"

Rodrigo Cintra é um dos cabeleireiros visagistas mais respeitados do mercado nacional.

Presta consultoria para suas clientes no Studio W Iguatemi, e trabalha em parceria com consultores de imagens, diretores de Tv, teatro e grandes empresas.
Formado professor em Barcelona (Espanha), Vidal Sasson (Estados Unidos) e Cebado (Espanha) onde adquiriu seu estilo de trabalho moderno e preciso.

Eleito um dos 2 melhores cabeleireiros do Brasil pela revista Cabelos & Cia e portal UOL.

É um dos Hair Stylists do renomado salão Studio W em São Paulo, e já ministrou palestras e workshops nos maiores eventos de cabelo em todo o Brasil.

Participa constantemente de programas de TV e revistas de Moda e Cabelo.

Cabeleireiro Revelação 2002
Premio Jovem Talento - Sebrae
Cabeleireiro do programa Esquadrão da Moda do SBT
Tesoura de ouro 2009, 2010, 2011 e 2012
Um dos maiores faturamentos cliente do Brasil

1/30/14

Artes: Dramaturgia, TiTiTi

Ti Ti Ti


Ti Ti Ti
Logotipo da telenovela
Informação geral
FormatoTelenovela
Duração55 minutos
Criador(es)Cassiano Gabus Mendes
País de origem Brasil
Idioma originalPortuguês
Produção
Diretor(es)Wolf Maya
Fred Confalonieri
ElencoLuis Gustavo
Reginaldo Faria
Sandra Bréa
Marieta Severo
Tânia Alves
Cássio Gabus Mendes
Malu Mader
Paulo Castelli
Myrian Rios
Aracy Balabanian
José de Abreu
Nathalia Timberg
Lúcia Alves
Yara Cortes
Older Cazarré
ver mais
Tema de abertura"Ti Ti Ti", Metrô
Tema de
encerramento
"Ti Ti Ti", Metrô
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil Rede Globo
Formato de exibição480i (SDTV)
Transmissão original5 de agosto de 1985 - 7 de março de 1986
Nº de episódios185
Cronologia
Último
Último
Um Sonho a Mais
Cambalacho
Próximo
Próximo
Programas relacionadosTi Ti Ti (2010)
Elas por Elas
Plumas e Paetês
Brega & Chique
El amor está de moda
Ti Ti Ti é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no tradicional horário 
das 19 horas, entre 5 de agosto de 1985 e 7 de marçode 1986, substituindo Um Sonho a Mais e
 sendo substituída por Cambalacho, em 185 capítulos.1
Foi escrita por Cassiano Gabus Mendes com colaboração de Luís Carlos Fusco e direção
de Wolf Maya e Fred Confalonieri.
Foi reapresentada pelo Vale a Pena Ver de Novo, entre 4 de abril a 21 de outubro de 1988,
substituindo Amor com Amor Se Paga e sendo substituída por Gabriela, em 145 capítulos.

Enredo

As rivalidades entre Ariclenes Almeida e André Spina, que vêm desde a infância, se tornam
 mais acirradas quando Ari resolve entrar no terreno profissional de André, um conceituado
estilista da sociedade paulistana, conhecido como Jacques Leclair.
Ari se infiltra no mercado da moda na pele do espanhol Victor Valentín, que vem ao Brasil
 para revolucionar o mundo da alta-costura. Ele é ex-marido de Suzana. Os modelos de
Ari/Victor são idealizados por Cecília, conhecida como Tia, uma doente mental que veste
 pequenas bonecascom classe e elegância. Só que Ari não sabe que Cecília é a mãe
desaparecida de André.
Para piorar essa competição, os filhos dos dois rivais, Luís Otávio (Luti), filho de Ari
, e Walkíria, filha de André, se apaixonam e precisam lutar por esse amor.
No outro lado da história, destaca-se Gabriela, moça pobre e de caráter duvidoso que
 trabalha no ateliê de Jacques Leclair. Ela é seduzida e depois desprezada pelo filho
do patrão, Pedro, um playboy com quem sua mãe, Marta, tivera um envolvimento.
Para se vingar, Gabriela finge-se de grávida, e a família do rapaz obriga-o a se casar.
Ela passa meses afirmando a falsa gravidez e fazendo Pedro passar por muitas
 humilhações, até que ele se apaixona por ela.

Elenco



Sandra Bréa como Jacqueline.

Marieta Severo como Suzana.

José de Abreu como Chico.

Aracy Balabanian como Marta.

Tato Gabus Mendes como Alex.
AtorPersonagem
Reginaldo FariaAndré Spina (Jacques Leclair)
Luis GustavoAriclenes Almeida (Victor Valentín)
Sandra BréaJacqueline Mendonça
Nathalia TimbergCecília Spina
Marieta SeveroSuzana Almeida
Aracy BalabanianMarta Morgado
José de AbreuChico
Cássio Gabus MendesLuti (Luís Otávio de Almeida Martins)
Malu MaderWal (Walkíria Spina)
Lúcia AlvesNicole
Tânia AlvesClotilde Assunção
Paulo CastelliPedro Spina
Myrian RiosGabi (Gabriela Morgado)
Adriano ReysAdriano Mendes de Morais
Yara CortesJúlia Spina
Older CazarréNatalino
Thaís de CamposAna Maria
Maria Cristina NunesGraça
Cleyde BlotaLídia
Rodolfo BottinoLupercínio (Bob)
Beth GoffmanEduarda Macedo
Tato Gabus MendesAlex
Guilherme FontesCaco
Regina RestelliSilvia

Elenco de apoio

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Nacional

  1. "Ti Ti Ti" - Metrô (tema de abertura)
  2. "Já Fui" - Joe
  3. "Não Diga Nada" - Prêntice
  4. "Lobo" - Absyntho
  5. "Troca Troca" - The Fevers
  6. "Nada Por Mim" - Marina Lima
  7. "Dança das Horas" - Marcos Sabino
  8. "Manequim" - Ney Matogrosso
  9. "A Vida é Dura" - Demônios da Garoa (participação de Benito Di Paula)
  10. "Doce Prisão" - Joanna
  11. "Sintonia" - Tunai
  12. "Dança do Amor" - Tânia Alves
  13. "Lembranças" - Nélson Gonçalves (participação de Martinho da Vila)
  14. "Cidade Encantada" - César Camargo Mariano e Nélson Ayres

Internacional

  1. "Lover Why" – Century
  2. "Clouds Across the Moon" – Rah Band
  3. "Body to Body" – George Valde
  4. "Hello Stranger" – Carrie Lucas
  5. "Good Times" – F.R. David
  6. "Valentim" – Tito Velasquez
  7. "Rain Forest" – Paul Hardcastle
  8. "Nothing Rhymed" – Gilbert O’Sullivan
  9. "Hot Shot" – Jimmy Cliff
  10. "Hang On to Your Love" – Sade
  11. "The Reason Why" – Philippe Lawrence
  12. "Give a Little Love for Love" – The Stylistics
  13. "Does Anybody Knows Me?" – Lipps Inc.
  14. "I've Been Alone" – David Bryan
  • Sonoplastia: Jenny Tausz
  • Direção musical: Miguel Plopschi

Curiosidades

  • Com uma média geral de 153 pontos de audiência, fazem de Ti Ti Ti uma das novelas
  •  de maior audiência da televisão brasileira.
  • Os trejeitos afetados do personagem de Reginaldo Faria, Jacques Leclair, e o jeito de
  •  amante irresistível do personagem de Luis Gustavo, Victor Valentim, marcaram a novela.
  • Nos créditos da abertura, os nomes dos atores Luis Gustavo e Reginaldo Faria se 
  • alternavam diariamente na ordem de aparição no primeiro lugar.
  • Os títulos provisórios para novela foram Troca-troca e Alta-costura.